O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Firefox

Firefox 87 tem reforços de privacidade e suporte ao VoiceOver no macOS

O navegador também promete corrigir páginas quebradas por conta dos seus recursos de segurança

A Mozilla realmente não está para brincadeira: a cada nova versão do Firefox, a fundação reforça seu compromisso com a privacidade dos usuários e adiciona novos recursos pensados para coibir o rastreamento e a coleta de dados. O Firefox 87, lançado hoje, não é diferente.

Publicidade

Uma das principais novidades, chamada pela Mozilla de SmartBlock, é pensada para evitar que páginas quebrem com a atuação dos recursos de privacidade já existentes.

Recurso SmartBlock do Firefox 87
À direita, SmartBlock em ação

Uma reclamação dos usuários em versões recentes do Firefox era o fato de que alguns sites simplesmente deixaram de funcionar a contento com os recursos ativados, com imagens faltando, layouts quebrados, recursos defeituosos e carregamento lento. A função do SmartBlock é oferecer “substitutos seguros” aos elementos bloqueados pelo Firefox para que as páginas carreguem corretamente e o browser possa continuar protegendo o usuário.

Outra novidade refere-se à forma como o navegador lida com endereços HTTP. O chamado HTTP Referrer é um cabeçalho usado por navegadores para registrar de onde vem o tráfego do usuário (ou, mais precisamente, de onde ele chegou àquela determinada página) e coletar dados de análise; o cabeçalho, entretanto, pode conter informações pessoais e alguns sites podem abusar desses dados para coletar dados e identificar o usuário.

HTTP Referrers no Firefox 87

Com isso, o Firefox 87 tem uma nova política para lidar com os HTTP Referrers: o navegador retirará informações sensíveis dos cabeçalhos — não apenas de requests HTTPS-HTTP, mas também em todos os processos realizados pelo browser. Com isso, os sites terão acesso a ainda menos dados pessoais.

Publicidade

Outras novidades da atualização incluem suporte ao VoiceOver no macOS, uma excelente inclusão do ponto de vista da possibilidade. Também há melhorias no recurso “Destacar Tudo”: agora, o Firefox exibirá pequenas marcas na barra de rolagem para marcar os locais onde se encontram determinados termos pesquisados.

O Firefox 87 para macOS, Windows e Linux já está disponível para atualização e download.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
"The Greatest Beer Run Ever"

Apple TV+ negocia comédia do diretor de "Green Book"

Próximo Artigo
Família dos iPads Pro

Beta do iOS 14.5 traz referências a novo chip dos iPads Pro

Posts Relacionados