O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Aparência clara e escura no iPhone

Como ativar e usar o Modo Escuro [iPhone, iPad e Mac]

O Modo Escuro (Dark Mode) era muito aguardado por usuários dos sistemas operacionais da Apple. Além de dar uma aparência diferenciada, ele acaba sendo ideal para usar à noite, já que os olhos acabam não cansando tanto.

Publicidade

No caso de iPhones com telas OLED1, esse modo acaba sendo ainda mais interessante graças aos pretos profundos, uma das características dessas telas, e que contribui inclusive com economia de bateria.

No iOS, o Modo Escuro foi um dos principais recursos do iOS 13, lançado em 2019. No macOS, o recurso deu as caras um ano antes, no macOS Mojave.

A seguir, ensinaremos como ativar o Modo Escuro e alguns truques para aproveitá-lo ao máximo em todos os dispositivos.

Ativando o Modo Escuro no iPhone/iPad

Para ativar o Modo Escuro manualmente, você tem duas opções: a mais fácil delas é abrindo a Central de Controle, tocando e segurando no slider de brilho para ter acesso ao ícone do recurso (canto esquerdo).

Modo Escuro no iPhone

A outra é indo em Ajustes » Tela e Brilho e escolhendo entre a aparência “Clara” ou “Escura”. Abaixo, você verá a opção para ativá-lo de forma automática no pôr do sol ou ainda em uma faixa de horários personalizada.

O mais legal do Modo Escuro é que muitos apps já estão otimizados para ele no sistema. Portanto, ao ativar essa função, aplicativos podem automaticamente entrar também nesse modo. Entre os exemplos estão Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp e o do MacMagazine, é claro! 😀

Ativando o Modo Escuro no Mac

No Mac, mais ainda que no iPhone e no iPad, o Modo Escuro é bem-vindo, especialmente para quem trabalha à noite e deseja se focar mais no que está fazendo. E ele também pode ser ativado de forma manual ou automática.

Para abrir as configurações do Modo Escuro, vá em Preferências do Sistema » Geral e escolha uma das três opções de aparência: “Clara”, “Escura” ou “Automática”. No caso dos Macs, não há uma opção para ativá-lo em um horário programado.

Modo Escuro no Mac

A Apple permite que você use o Modo Claro em alguns aplicativos nativos mesmo quando o sistema está em Modo Escuro. Veja com fazer isso em alguns:

  • Mail: abra o aplicativo e, na barra de menus, vá em Mail » Preferências. Na aba “Visualização”, desmarque a opção “Usar fundos escuros para mensagens”.
  • Mapas: vá em Mapas » Preferências… na barra de menus do aplicativo e selecione a opção “Sempre usar aparência clara no Mapas”. Se estiver rodando uma versão anterior do sistema, vá em “Exibir”, na barra de menus, e desmarque “Usar mapa escuro”.
  • Notas: na barra de menus do aplicativo, vá em Notas » Preferências… e desmarque “Usar fundos escuros para conteúdo de notas”.
  • Safari: o navegador nativo dos Macs pode automaticamente usar o Modo Escuro em um site compatível. Você também pode usar o Leitor do Safari nesse modo, caso o site seja incompatível.
  • Editor de Texto: quando o aplicativo estiver aberto, vá em “Editar”, na barra de menus, e desmarque a opção “Usar Fundo Escuro em Janelas”.
  • Imagem de Fundo: em wallpapers compatíveis, suas cores mudam automaticamente quando o Modo Escuro é ativado ou desativado. Você pode alterar indo em Preferências do Sistema » Mesa e Protetor de Tela.

Taí uma bela forma de você personalizar tudo com o seu gosto! 🌚🌝

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Comercial do iPhone 12 - "Fumble"

Comercial do iPhone 12 mostra o Ceramic Shield em ação

Próximo Artigo
Wallpaper dinâmico no macOS

Como usar os wallpapers dinâmicos do macOS

Posts Relacionados