O melhor pedaço da Maçã.

Bug no Mac mini M1 impede que monitor acorde ao retornar do repouso

C. Nass / Shutterstock.com
Mac mini M1

No geral, para o potencial de problemas que poderiam surgir numa transição desse tamanho (de Macs com processadores Intel para chips proprietários da Apple), até que estamos vendo bem poucos problemas surgindo aqui e acolá — todos, até o momento, passíveis de correções com alguma atualização de software ou algo do tipo.

Publicidade

Esse parece ser o cenário do mais novo bug relacionado a Macs com chip M1 — mais precisamente, ligado ao Mac mini.

De acordo com o MacRumors, alguns donos de Macs mini têm enfrentado um problema que faz com que a máquina não acorde o monitor ao retornar do repouso (sleep).

Aparentemente esse está longe de ser um problema generalizado, mas posts no fórum do MacRumors e no fórum da Apple deixam claro que em novembro passado, pouco depois do lançamento do M1, alguns Macs mini já estavam enfrentando essa dificuldade.

Publicidade

Há relatos de pessoas que observaram o problema com dois monitores e dois cabos diferentes (usando apenas um por vez e não de forma simultânea, é bom deixar claro); em outro relato, temos uma descrição mais técnica da situação:

Na verdade, eu vejo uma mensagem de “Sem Sinal” exibida na tela após o Mac mini despertar, então, tecnicamente, o computador desperta o monitor, mas falha em enviar um sinal de vídeo. O monitor é um LG Ultrawide 4K Thunderbolt de 34″. Ele desperta bem com o meu MacBook Pro de 2018, então não há nada de errado com o display em si.

A única maneira de fazer com que o mini envie um sinal ao monitor é desconectando e reconectando o cabo Thunderbolt. Às vezes, repetidamente. Obviamente, essa não é uma solução ideal.

Não há um padrão muito bem definido — aparentemente o bug se manifesta com diversos tipos de cabos/conectores, incluindo Thunderbolt, HDMI e DisplayPort; por outro lado, há usuários que nunca passaram pelo problema. 🤷🏻‍♂️

A Apple já está ciente da questão e, quem sabe, venha com um correção para isso no macOS Big Sur 11.3 (que está agora em sua quinta versão beta). Enquanto isso, a melhor solução — caso você esteja enfrentando o problema — é impedir que o Mac mini entre em repouso. Não é o ideal, mas é melhor do que ficar tirando e reconectando o cabo para tudo voltar a funcionar.


Comprar Mac mini de Apple Preço à vista: a partir de R$6.749,10
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Roteirista Tracy Oliver assina contrato com o Apple TV+

Próx. Post

Apple estaria trabalhando em versão mais robusta do Watch para esportistas

Posts Relacionados