O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2013: Craig Federighi mostra o iOS 7, o qual traz novos recursos e visual totalmente renovado

Ícone do iOS 7

Cook retornou ao palco para falar do produto mais aguardado: o iOS 7.

Publicidade

Ícone do iOS 7

Já são mais de 600 milhões de iGadgets vendidos até hoje e o crescimento é incrível: na WWDC 2012, eram 375 milhões de aparelhos vendidos, com um uso médio bem acima de dispositivos com Android. “As pessoas não só usam os iGadgets mais, elas amam eles mais”, disse ele.

A satisfação com iGadgets e com o iOS é enorme. Sim, o sistema operacional móvel tem uma satisfação média de 97%, muito à frente dos concorrentes. 93% dos usuários do iOS estão na versão atual, a 6, enquanto mais de um terço de usuários de Android estão na versão lançada em 2010.

Publicidade

Mas falando do iOS 7, trata-se da maior mudança no sistema desde que o primeiro iPhone foi lançado, trazendo novos recursos e uma interface totalmente renovada.

iOS 7 em cinco iPhones 5 brancos de frente

Nele temos uma nova tela bloqueada, uma interface mais flat, novas fontes, ícones renovados, nova paleta de cores, muita utilização de elementos translúcidos, etc. — o mockup de mais cedo era, de fato, bem próximo da versão final. Segundo Cook, o iOS 7 é fruto de muita colaboração entre o time de design de Ive com o time de engenharia de Federighi.

Publicidade

O executivo voltou ao palco para falar do sistema e mostrar suas novidades. O gesto slide to unlock continua o mesmo, mas a animação e a tela na qual digitamos o código para desbloquear o aparelho está bem diferente. Os ícones todos estão mais simples e com cores vibrantes. Tudo, absolutamente tudo foi redesenhado: Mensagens, Calendário, Game Center, Relógio, Bolsa, Bússola, Tempo, Mail…

iOS 7 - Phone, Mail e Safari

Muitas animações também foram renovadas, além de elementos da interface que os quais não são mais chapados como antes, deixando que o usuário veja o conteúdo por baixo. As pastas agora suportam múltiplas páginas.

Publicidade

Federighi aproveitou a ocasião para demonstrar dez novidades do sistema, começando pelo Control Center. Deslizando de baixo para cima finalmente temos atalhos como Wi-Fi, Modo Avião, brilho, etc. O iOS 7 tem até uma função lanterna embutida.

Sobre bateria, ele explicou que o iOS fará o gerencimento de apps de acordo com o uso do usuário, de forma dinâmica/inteligente. Apps ficarão rapidamente disponíveis de acordo com o uso da pessoa e o sistema de adapta em termos de atualizações, uso de redes, notificações, etc. Se a pessoa for usuária assídua do Facebook, por exemplo, seu News Feed ficará sempre atualizado.

iOS 7 - Música, Mensagens e Calendário

Assim como no desktop, o Safari vem com um novo campo inteligente mesclando URL e busca e também dá rápido acesso a sites favoritos tocando na URL. Rolando a tela no novo Safari, toda a interface some e você navega em tela cheia — você só fica com a barra de status superior e um indicador do site que está aberto. Gestos facilitam navegar pelo histórico e alternar entre abas. O teclado traz um design similar, mas é mais fino e simplificado também. Os Links Compartilhados estão integrados, junto aos Favoritos e Lista de Leitura.

O AirDrop também chegou ao iOS, facilitando e muito a troca de arquivos. Será possível enviar imagens com dois toques para amigos próximos — cada pessoa aceita ou nega a transferência, é claro. É possível compartilhar arquivos com múltiplas pessoas ao mesmo tempo. Sobrou até uma espetada para a Samsung, quando Federighi disse que não precisamos ficar andando pela sala, encostando os aparelhos em outros, como acontece em telefones da linha Galaxy. 😛 O recurso, porém, só será compatível com iGadgets mais modernos (não especificados durante a apresentação).

O app Câmera também foi renovado, é claro. Ele vem com modelos de fotos quadradas, vídeos, fotos e panorama. Além disso, traz vários filtros nativos.

As fotos não precisam mais ficar em uma lista interminável, e sim separadas por “Momentos”, categorizadas automaticamente, com base em localização e data/hora. Com gestos podemos navegar dentro e fora dos grupos de fotos.

Fotos, Câmera e Tempo - iOS 7

O iCloud também vem com melhorias no Compartilhamento de Fotos, permitindo uma maior interatividade entre usuários. É mais simples e claro ver comentários e curtidas em suas fotos. Dá até mesmo para compartilhar vídeos pelo iCloud, agora.

Eddy Cue, vice-presidente sênior de softwares e serviços para internet, subiu ao palco para falar sobre a Siri. Ela também incorpora um novo visual — e, aparentemente, uma nova voz em inglês. Os resultados também são mostrados de forma um pouco renovada, com uma onda de rádio no rodapé. A Siri aceita novos comandos, como ligar o Bluetooth ou aumentar o brilho da tela, integra Twitter, Wikipédia e até mesmo busca via Bing.

Siri - iOS 7

A Apple quer levar a tela do iOS às telas embutidas em certos veículos, unindo isso ao já existente recurso Eyes-Free da Siri. Evidentemente a novidade é restrita a certas fabricantes, mas a Apple já lista mais de uma dezena de parceiras.

O iOS 7 também virá com uma nova App Store. Ela mostrará apps populares com base na sua localização e também atualizará apps automaticamente. O sistema também conta com um novo reprodutor multimídia, sendo mais fácil navegar por suas músicas, filmes, programas de TV, etc.

iTunes Radio em iPhones 5 brancos de frente com EarPods

E, confirmando rumores, o iTunes Radio também foi apresentado por Cue. Ele é integrado ao app Música e o usuário pode criar suas próprias estações (baseadas em artistas/bandas, músicas ou gênero musical), assim como “pular” uma determinada faixa.

É bem fácil olhar o seu histórico e, é claro, comprar o que quiser na iTunes Store. E o bacana é que o iTunes Radio funciona em todo lugar: Mac, iGadgets e Apple TV.

O iTunes Radio é gratuito com propagandas, mas assinantes do iTunes Match (US$25 por ano) não veem propagandas! Ele será lançado primeiramente nos Estados Unidos, mas com o tempo chegará a outros países — aparentemente ele funcionará só online, via streaming.

O tempo é curto e diversas novidades foram apenas comentadas pelo executivo, como chamadas FaceTime em áudio, sincronização de notificações entre dispositivos, bloqueio de pessoas (chamadas, iMessage e FaceTime), entre outras. Porém, uma mereceu destaque: Activation Lock. Se um ladrão tentar desligar o Buscar Meu iPhone ou limpar o aparelho como um todo, o iGadget não conseguirá mais ser reativado.

iOS 7

No total, serão mais de 1.500 novas APIs para desenvolvedores, de todos os tipos. O iOS 7 beta para iPhone será liberado hoje para desenvolvedores, enquanto que a versão para iPads chegará dentro de algumas semanas; para o grande público, ele chegará na nossa primavera. O novo sistema será compatível com iPhones 4 ou superior, iPods touch de quinta geração, iPads 2 ou superior e iPads mini.

iOS 7 num iPhone 5 branco deitado e de lado

O site da Apple [americano] já foi atualizado, trazendo as novidades de hoje. Se quiser saber mais informações e conferir as imagens do iOS 7, não deixe de visitar! 😉

Não deixe de conferir os outros artigos da nossa cobertura da WWDC 2013!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2013: Roger Rosner apresenta o novo iWork, que rodará na nuvem, diretamente em navegadores

Próx. Post

Apple Online Store brasileira volta ao ar com novos MacBooks Air e uma surpresa: iPhones 5!

Posts Relacionados