O melhor pedaço da Maçã.

MacBooks Pro de 2013/14 são incompatíveis com o macOS Big Sur 11.0.1

Sabe o “novo” macOS Big Sur 11.0.1 que foi lançado hoje? Pois é, ele realmente vem com uma novidade.

Publicidade

De acordo com o Mr. Macintosh, a Apple tirou os MacBooks Pro de 13 polegadas (2013 e 2014) da lista de modelos compatíveis com o sistema operacional. Isso porque, como falamos, algumas dessas máquinas estavam sendo inutilizadas após a instalação do Big Sur (durante a atualização, os Macs poderiam travar em uma tela preta e ficar assim “para sempre”).

MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas de frente

Como o Mr. Macintosh descobriu isso? O instalador do macOS tem algo chamado “arquivo de distribuição”. Macs compatíveis são listados neste arquivo pelo BoardID (dispositivos mais antigos) ou pelo DeviceID (modelos mais novos). E, nessa lista, a Apple retirou os MacBooks Pro de 13″ de 2013/14.

Paralelamente, a Apple colocou no ar um novo artigo de suporte intitulado “Se você não conseguir instalar o macOS Big Sur em certos computadores MacBook Pro de 13 polegadas de 2013 e 2014”, no qual fala o seguinte:

Publicidade

Quando você instala o macOS Big Sur nesses modelos de Mac, o instalador pode dizer que a atualização não pode ser instalada neste computador […].

Ou seja, a Apple está realmente ciente do problema. Não é à toa que o artigo ensina justamente a pessoa a resolver uma possível instalação mal-sucedida — no caso de o Mac iniciar com uma tela em branco ou com um ícone circular com uma linha atravessada.

Caso esse seja o seu caso, você deve seguir as seguintes instruções:

  1. Mantenha pressionado o botão liga/desliga do seu Mac por pelo menos 10 segundos e, em seguida, solte. Se o seu Mac estiver ligado, ele desligará.
  2. Desconecte todos os dispositivos externos do seu Mac, incluindo monitores e acessórios USB, e remova qualquer cartão inserido no slot do cartão SDXC. Ligue o Mac.
  3. Se o problema persistir, redefina o SMC conforme instruções para notebooks com uma bateria não removível.
  4. Se o problema persistir, redefina NVRAM ou PRAM.

Se nada disso funcionar, a Apple pede para o usuário entrar em contato com o suporte da empresa.

Publicidade

No mais, a Maçã informa também que o artigo será atualizado à medida que mais informações estiverem disponíveis — ou seja, ela ainda está investigando possíveis soluções para resolver esse problema dos MacBooks Pro de 13″ de 2013/14.

Enquanto isso, porém, as máquinas estão fora da jogada para o novo sistema operacional.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gratuito, Pluto TV estreia no Brasil já com app para iOS e tvOS

Próx. Post

iFixit desmonta e detalha os novos MacBooks Air e Pro (M1)

Posts Relacionados