Desde que o mundo é mundo, a Siri tem, por padrão, uma voz feminina (na maioria dos idiomas, pelo menos). Google Assistente, Alexa e Cortana seguem o mesmo padrão — o que já suscitou algumas discussões bem interessantes sobre a semiótica da coisa e uma possível visão subserviente que nós, enquanto sociedade, temos dos aspectos mais associados à representação feminina.
Bom, não sabemos se essa é a questão que a Apple quer tratar, mas o fato é que essa “feminilidade inerente” será interrompida no iOS 14.5: de acordo com o TechCrunch, a sexta versão beta do sistema, liberada hoje, não traz mais uma voz feminina para a Siri por padrão — em vez disso, os usuários precisam escolher sua voz preferida entre um leque de opções (masculinas e femininas) no processo de configuração da ferramenta.
A novidade, por ora, é exclusiva dos Estados Unidos, mas já aponta uma tendência por parte da Maçã — certamente, outros países começarão a ver a mesma mudança em breve, para que a Siri torne-se uma assistente de “gênero neutro” globalmente num futuro próximo.
Globalmente, a Apple também começou a implementar uma mudança de nomenclatura nas vozes: agora, elas não são mais identificadas como “masculinas” ou “femininas” nos ajustes da Siri, mas simplesmente por números: “Voz 1”, “Voz 2” e assim por diante — provavelmente para eliminar vieses de gênero e incluir pessoas com vozes fora do padrão.
As mudanças fazem parte de um pacote maior de novidades introduzidas para a Siri. Além disso, usuários que usam a assistente em inglês ganharão a opção de duas novas vozes, ambas utilizando as mais recentes tecnologias neurais da Apple para criar um discurso sintético ainda mais natural e orgânico (mesmo com frases geradas na hora).
A sexta versão beta do iOS/iPadOS 14.5 também faz o upgrade das vozes da Siri na Itália, na Irlanda e na Rússia para a tecnologia Neural TTS (text-to-speech, ou texto para voz), também formulada para gerar frases mais naturais e um discurso mais orgânico por parte da ferramenta. Agora, já são 38 “vozes” usando a nova tecnologia.
As novidades serão disponibilizadas para todos os usuários nas versões finais do iOS 14.5 e do iPadOS 14.5, que deverão ser liberadas nas próximas semanas. Boas novas, não?