O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Siri no iPhone
AppleNovinky.cz

Siri deixará de ter voz padrão feminina no iOS 14.5 (nos EUA, inicialmente)

Além disso, a Apple deixará de identificar as vozes por “gênero”

Desde que o mundo é mundo, a Siri tem, por padrão, uma voz feminina (na maioria dos idiomas, pelo menos). Google Assistente, Alexa e Cortana seguem o mesmo padrão — o que já suscitou algumas discussões bem interessantes sobre a semiótica da coisa e uma possível visão subserviente que nós, enquanto sociedade, temos dos aspectos mais associados à representação feminina.

Publicidade

Bom, não sabemos se essa é a questão que a Apple quer tratar, mas o fato é que essa “feminilidade inerente” será interrompida no iOS 14.5: de acordo com o TechCrunch, a sexta versão beta do sistema, liberada hoje, não traz mais uma voz feminina para a Siri por padrão — em vez disso, os usuários precisam escolher sua voz preferida entre um leque de opções (masculinas e femininas) no processo de configuração da ferramenta.

A novidade, por ora, é exclusiva dos Estados Unidos, mas já aponta uma tendência por parte da Maçã — certamente, outros países começarão a ver a mesma mudança em breve, para que a Siri torne-se uma assistente de “gênero neutro” globalmente num futuro próximo.

Globalmente, a Apple também começou a implementar uma mudança de nomenclatura nas vozes: agora, elas não são mais identificadas como “masculinas” ou “femininas” nos ajustes da Siri, mas simplesmente por números: “Voz 1”, “Voz 2” e assim por diante — provavelmente para eliminar vieses de gênero e incluir pessoas com vozes fora do padrão.

Vozes da Siri sem gênero
Ajustes da Siri em português do Brasil no iOS 14.5 beta 6

As mudanças fazem parte de um pacote maior de novidades introduzidas para a Siri. Além disso, usuários que usam a assistente em inglês ganharão a opção de duas novas vozes, ambas utilizando as mais recentes tecnologias neurais da Apple para criar um discurso sintético ainda mais natural e orgânico (mesmo com frases geradas na hora).

A sexta versão beta do iOS/iPadOS 14.5 também faz o upgrade das vozes da Siri na Itália, na Irlanda e na Rússia para a tecnologia Neural TTS (text-to-speech, ou texto para voz), também formulada para gerar frases mais naturais e um discurso mais orgânico por parte da ferramenta. Agora, já são 38 “vozes” usando a nova tecnologia.

As novidades serão disponibilizadas para todos os usuários nas versões finais do iOS 14.5 e do iPadOS 14.5, que deverão ser liberadas nas próximas semanas. Boas novas, não?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Steve Jobs Theater de fora com convidados para o evento especial

Apple poderá lançar seu headset de AR/VR em 2021

Próximo Artigo
Recalibragem do sistema de relatório da saúde da bateria no iOS 14.5

iOS 14.5 fará recalibragem do sistema de saúde da bateria de iPhones 11

Posts Relacionados