O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple começa a rejeitar apps que rastreiam usuários sem permissão

Preparando o terreno para a chegada do iOS 14.5
App Store
Shutterstock.com

A App Tracking Transparency (ATT) é a principal entre tantas novidades de privacidade do iOS 14, e sua proposta é muito simples: requerer que cada aplicativo obtenha permissão expressa do usuário (e solicite essa permissão de novo ocasionalmente) para rastreá-lo. A implementação da regra, que já causou tanta polêmica no mundo dos anúncios, está acontecendo por fases; agora, parece que é para valer.

Publicidade

De acordo com a Forbes, a Apple começou a rejeitar apps (novos e atualizações) que empregam métodos de rastreamento silenciosos. Os aplicativos rejeitados parecem ter algo em comum: todos utilizam a técnica do fingerprinting, que consiste em combinar alguns dados do usuário e do dispositivo para criar um identificador único para aquela pessoa (e, com isso, conseguir direcionar anúncios com mais facilidade e precisão).

Não faltam, no mundo, SDKs1 de terceiros para implementar técnicas de fingerprinting em aplicativos. E alguns deles não respeitam as novas regras da Apple, simplesmente coletando dados dos usuários/dispositivos sem pedir permissão — que é justamente o problema.

Isso é novo? A Apple agora diz claramente que SDKs ou código nativo que coletem alguns identificadores específicos do dispositivo farão com que um aplicativo seja rejeitado na App Store.

Um dos kits de fingerprinting mais usados no mundo, o Adjust SDK, é o principal culpado. Segundo o analista Eric Seufert, a ferramenta é faltosa em vários sentidos: para início de conversa, ela não traz nenhum tipo de opção para incluir pedidos de permissão no rastreamento. Além disso, o SDK tem sugerido alternativas para que desenvolvedores possam continuar rastreando usuários silenciosamente — algo muito parecido, aliás, com uma ferramenta desenvolvida na China que já foi rejeitada pela Apple.

Apps que usam o Adjust SDK e outras ferramentas semelhantes que não respeitem as regras do ATT, portanto, não terão mais vez na App Store a partir de hoje — e isso, claro, já é a Apple preparando o terreno para a chegada do iOS 14.5. Excelente notícia!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple Arcade ganha sua maior expansão, com mais de 30 novos jogos

Próximo Artigo
Logitech K835 TKL

Logitech lança teclados mecânico e ergonômico no Brasil

Posts Relacionados