O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Calligraphr permite que você crie fontes a partir da sua caligrafia

Dê um visual novo — e extremamente pessoal — aos seus trabalhos online
Calligraphr

Deixa eu adivinhar: você cansou das mesmas fontes de sempre e as opções disponíveis na web não lhe satisfazem… ou custam os olhos da cara. Que tal, então, criar uma fonte que simule a sua própria caligrafia?

Publicidade

Essa é a proposta do Calligraphr, um serviço online com um pé no mundo real que dá aos usuários uma forma fácil e intuitiva de colocar sua “identidade manuscrita” no mundo digital.

O funcionamento da plataforma é muito simples: após fazer o login, basta baixar o template relacionado ao idioma desejado — por ora, há suporte ao inglês, espanhol, francês e alemão, mas as diferenças estão apenas em alguns caracteres especiais de cada idioma (você pode escolher o espanhol para ter certeza de que a maioria dos caracteres do português estejam representados, por exemplo).

Em seguida, basta imprimir o template, preenchê-lo com uma caneta preta e, em seguida, escaneá-lo ou tirar uma foto do documento — certifique-se, apenas, de que a imagem inclua os quatro marcadores na borda de cada página. Por fim, basta fazer o upload do template preenchido de volta no Calligraphr e esperar até que o software faça a sua mágica — uma vez concluído o processo, você pode baixar a sua fonte no formato universal .ttf e instalá-la onde quiser.

O mais interessante é que o Calligraphr permite uma série de “firulas” adicionais: dominando o processo básico, você pode fazer fontes com ligaduras ou mesmo criar fontes com alternância de caracteres — isto é, você pode fazer o upload de múltiplas escritas da letra “a”, por exemplo, para que a fonte coloque uma versão diferente, aleatória, a cada aparição do caractere, simulando uma escrita realmente feita à mão.

Publicidade

A versão gratuita do Calligraphr permite que você crie uma quantidade ilimitada de fontes, mas tem algumas restrições: você pode trabalhar apenas em uma fonte por vez, ela terá um limite de 75 caracteres e apenas duas variantes para cada caractere, sem direito a ligaduras.

Fazendo o upgrade para a versão Pro, que custa US$8 mensais, você pode trabalhar em até 12 fontes ao mesmo tempo e criar fontes com até 480 caracteres, com 15 variações para cada caractere e direito a ligaduras. Também dá para ajustar o espaçamento de cada caractere e você terá processamento priorizado dos seus templates.

Se você quer dar uma cara nova aos seus trabalhos digitais ou simplesmente eternizar a sua caligrafia na grande rede mundial de computadores, vale a pena dar uma olhada.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Recurso Stage Channels do Discord

Discord é mais um a lançar recurso semelhante ao Clubhouse

Próximo Artigo
Car Thing, do Spotify

Novidades do Spotify: dispositivo para carros, assinatura de podcasts e comentários

Posts Relacionados