Vejam como é o mundo: agora há pouco, falamos sobre como a Apple começou a rejeitar aplicativos que empregam SDKs que rastreiam os usuários sem obter permissão antes — tudo, claro, como parte das novidades de privacidade do iOS 14.5 e da App Tracking Transparency (ATT). Agora, uma das grandes empresas de mídias sociais do mundo (a Snap, dona do Snapchat) anunciou que está testando uma ferramenta… que faz exatamente isso.
Segundo o Financial Times, a ferramenta tem uma taxa de 95% de sucesso na identificação de usuários individuais, e utiliza uma técnica muito parecida com a dos SDKs banidos, chamada de “correspondência probabilística”. A ideia, aqui, é capturar alguns traços de dados deixados pelos usuários em suas navegações (como endereços IP) para traçar a sua identidade e, com isso, direcionar anúncios de forma mais efetiva.
A Snap garantiu que os testes da ferramenta serão encerrados assim que a ATT seja plenamente efetivada — reconhecendo, desta forma, que a aplicação atual da técnica não respeita as novas regras de privacidade da Apple. Ainda assim, a notícia já mostra bem qual o objetivo da empresa: continuar desenvolvendo formas de rastrear os usuários mesmo após o paredão erguido pela Maçã nos seus novos sistemas.
Vale lembrar que, recentemente, a Snap disse apoiar as mudanças de privacidade do iOS 14 (mesmo reconhecendo um cenário incerto para o mundo dos anúncios). Hoje, com a divulgação dos testes da sua ferramenta, a empresa reafirmou uma (suposta) aprovação à ATT e à privacidade dos consumidores:
Nós apoiamos e seguiremos as novas regras da Apple, porque sempre acreditamos que os anúncios devem respeitar a privacidade dos usuários.
Resta saber, agora, duas coisas: primeiro, como (ou se) o Snap adaptará a sua ferramenta para que ela funcione a contento com o iOS 14.5; e segundo, claro, como a Apple reagirá a isso tudo.
via 9to5Mac