O melhor pedaço da Maçã.

Facebook Pay implementará pagamentos por código QR

PixieMe / Shutterstock.com
Facebook Pay

O Facebook Pay foi lançado em 2019 como um serviço fácil e conveniente para usuários transferirem dinheiro para amigos e familiares, realizar pagamentos, comprar produtos, entre outros. Como sabemos, ele também é a base do serviço de pagamento do WhatsApp — o qual finalmente (re)faz seu caminho de volta ao Brasil.

Publicidade

Desde seu lançamento, o Facebook Pay oferece suporte a pagamentos/transferências pelo Messenger e pelo próprio aplicativo Facebook mas, ao que tudo indica, a plataforma deverá disponibilizar uma nova forma de realizar transferências.

Vasculhando códigos do Facebook, o desenvolvedor Steve Moser descobriu que o Facebook implantará um novo botão em seu carrossel de pagamentos com a opção para digitalizar um código QR. Além disso, segundo ele, há novos links de pagamentos personalizados, os quais permitirão direcionar pessoas a uma página segura para transferir dinheiro a suas contas.

Segundo Moser, a opção mais viável para utilizar o segundo método de pagamento pessoal seria com o Facebook Marketplace, já que isso integraria a opção de pagamento diretamente num anúncio.

Publicidade

Scott Harkey, diretor de estratégia e chefe de serviços financeiros e pagamentos da Levvel — que trabalhou com a Apple para a expansão do Apple Pay —, disse ao MacRumors que, apesar da intenção do Facebook, a empresa tem um trabalho a fazer para mudar a percepção das pessoas de que o Facebook Pay pode ser uma forma convencional de pagar.

No fim das contas, os novos métodos de pagamento precisam resolver um problema e serem mais fáceis ou mais benéficos do que os métodos existentes. Se alguém faz muitas compras no Facebook Marketplace ou compra muitas coisas no Facebook, então você pode ver como uma credencial armazenada e um mecanismo de pagamento no aplicativo seria o mais conveniente. No entanto, não está claro, para mim, por que alguém usaria o código QR do Facebook para pagamentos pessoais. Não acredito que muitas pessoas atualmente pensem no Facebook como uma forma de transacionar ou transferir dinheiro, e o Facebook precisaria mudar essa percepção para ter uma influência significativa nos Estados Unidos.

Moser também questionou quando o Apple Pay debutará oficialmente sua opção de código QR chamado (internamente) de “Aquaman”. Segundo ele, entretanto, esse método não parece ser para pagamentos interpessoais — é bom lembrar que, nos EUA, a existe o Apple Cash.

É possível conferir a disponibilidade do Facebook Pay aqui.


Ícone do app Facebook
Facebook de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 460.0.0 (335.1 MB)
Requer o iOS 13.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Messenger
Messenger de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 454.2.0 (146.8 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carolina do Sul anuncia parceria de US$6 milhões com a Apple

Próx. Post

WhatsApp enfim permitirá migrar chats do Android para o iPhone (e vice-versa)

Posts Relacionados