Foi rápido: ontem, falamos aqui sobre o lançamento do aplicativo Find My Certification Assistant (FMCA), pensado para fabricantes integrarem seus dispositivos à rede do Buscar (Find My), e especulamos que o lançamento oficial do programa estaria próximo. Agora, aqui está ele!
A Apple anunciou agora há pouco o Programa de Acessórios para a Rede Buscar — o que significa que a rede está oficialmente aberta para dispositivos de terceiros. A Maçã tratou, inclusive, de mostrar alguns dos primeiros produtos que já incorporarão a funcionalidade.
Para quem não tem acompanhado, a novidade permitirá que produtos de outras fabricantes apareçam no aplicativo Buscar exatamente como os dispositivos da Apple. Assim, caso você adquira um dispositivo compatível com a rede, poderá rastreá-lo com base na enorme e poderosa rede Buscar, que usa dados de geolocalização (anônimos) dos bilhões de iPhones/iPads/Apple Watches ao redor do mundo para traçar o local do seu aparelho perdido.
Vale lembrar, como já notamos aqui, que os acessórios de terceiros integrados à rede terão algumas limitações em relação a dispositivos da própria Apple. Ainda assim, os fabricantes terão um bom nível de acesso aos recursos do ecossistema — será possível, inclusive, usar a tecnologia de banda ultralarga do chip U1 que equipa iPhones e Apple Watches mais recentes.
A iniciativa está atrelada ao programa Made for iPhone (MFi), e produtos compatíveis com a rede Buscar poderão ter um distintivo próprio (na sua caixa ou no próprio dispositivo) com a frase “Funciona com o Apple Buscar” ou “Localize com o Apple Buscar”.
Algumas das fabricantes que inaugurarão o programa são a Belkin (com os fones de ouvido SOUNDFORM Freedom, sobre os quais já falamos aqui) e a Chipolo (com o rastreador ONE Spot). As novas bicicletas elétricas da VanMoof (das linhas S3 e E3) também serão compatíveis com o Buscar.
Obviamente, é de se esperar que muitas outras fabricantes entrem na onda nos próximos meses — e, quem sabe, veremos um novo ecossistema de dispositivos e acessórios integrados ao aplicativo Buscar. Fabricantes e desenvolvedores interessados podem obter mais informações na página do programa MFi.
O anúncio de hoje certamente põe em dúvida a iminente chegada das “AirTags”, visto que a Apple poderia ter esperado e lançado tudo de uma vez só. Será que o produto vai “atrasar” de novo? O tempo dirá.