O melhor pedaço da Maçã.

O que é um DMG e como instalar apps baixados de sites?

Diferentemente dos iPhones e iPads, que permitem a instalação de aplicativos apenas pela App Store, nos Macs a conversa é diferente. Há duas maneiras de baixar softwares para os computadores da Maçã: pela Mac App Store ou diretamente dos sites oficiais dos aplicativos.

Publicidade

Caso você baixe um aplicativo pela segunda opção, normalmente ele vem no formato DMG. De forma resumida, trata-se de uma espécie de “drive virtual”.

Depois que você faz o download de um app e abre esse arquivo, o DMG aparecerá na Mesa (Desktop) do Mac e na barra lateral do Finder. Tudo o que você tem que fazer para instalá-lo é abrir esse arquivo.

A partir daí, na maioria dos casos (como nesse acima, do Firefox), basta arrastar o ícone do app para dentro da pasta Aplicativos, no Finder.

Publicidade

Em alguns outros (como no Opera), você baixa na verdade um arquivo ZIP de um instalador do app. Aí, você precisa clicar duas vezes para abri-lo, a fim de seguir com a instalação.

Voltando ao DMG, o método mais tradicional de instalação de apps fora da Mac App Store), o que muita gente não sabe é que, após a conclusão da instalação, é possível excluir esse arquivo DMG da Mesa sem qualquer dano ao app em si. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse em cima dele e depois em “Ejetar [nome do aplicativo]”, use o atalho E ou arraste o DMG diretamente para o Lixo no Dock.

Quando você precisar abrir o aplicativo da próxima vez, basta usar o Finder, o Launchpad ou até mesmo o Spotlight para encontrar o app em questão. Caso queira apagar um app, nós temos um artigo explicando tudo sobre como fazer isso. 😉

via AddictiveTips, iSunshare

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como reabrir todas as abas da última sessão do Safari de uma vez só [Mac]

Próx. Post

Escassez global de chips já afeta produção de MacBooks e iPads

Posts Relacionados