De tempos em tempos, a Apple destaca números da App Store para ilustrar como a sua loja de aplicativos tornou-se uma economia por si só, da qual dependem milhões de desenvolvedores ao redor do mundo. Hoje foi o dia de mais um desses relatórios — desta vez, focado especificamente no Canadá.
De acordo com a Apple, a App Store já é responsável por mais de 243 mil empregos em território canadense, um crescimento de 18% em relação ao número do ano passado. Apenas no país, desenvolvedores já geraram mais de C$2 bilhões (aproximadamente R$9,2 bilhões) desde a chegada da loja ao Canadá — um salto de 20% em relação a 2019.
Os dados da Maçã dão conta de que boa parte da renda dos desenvolvedores canadenses está sendo obtida de outros países: 90% do faturamento deles vêm de territórios estrangeiros, permitindo a conexão de pessoas de diferentes partes do mundo e a troca de informações, experiências e meios de diversão.
A Apple, claro, aproveitou a oportunidade para destacar os benefícios do Programa para Pequenos Negócios da App Store (App Store Small Business Program), que, como já falamos aqui, reduz para 15% a comissão cobrada a desenvolvedores que geram até US$1 milhão ao ano.
Quatro empresas canadenses foram notadas como exemplos de sucesso do programa: a Sago Mini, que cria aplicativos infantis usando tecnologias como o ARKit; a Ground News, responsável por um agregador de notícias focado no viés de cada produção jornalística; a TRU LUV, que criou o app experimental de bem-estar #SelfCare; e o FILM3D, aplicativo que utiliza várias tecnologias da Maçã (Swift, Core ML, ARKit, Metal) para permitir a captura de fotos tridimensionais sem equipamentos especiais.
Segundo a Apple, a App Store será uma força de crescimento e recuperação — não apenas no Canadá, mas em todo o planeta — para pessoas e comunidades, conforme o mundo vai juntando os cacos do desastre da COVID-19. Fica a torcida para que tudo dê certo, portanto.