O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como recuperar sua conta roubada/clonada do WhatsApp

Mulher usando WhatsApp
Tashatuvango / Shutterstock.com

Já demos algumas dicas bem interessantes sobre o uso do WhatsApp, mensageiro mais usado no Brasil. A de hoje envolve um problema que, infelizmente, ainda é muito recorrente: o roubo de números de telefone.

Publicidade

Esse golpe é mais comumente aplicado em pessoas não tão familiarizadas com o sistema/a tecnologia de segurança do mensageiro, mas nada impede que até mesmo os mais entendidos do assunto caiam em tais golpes, num momento qualquer de desatenção.

Na prática, funciona assim: o golpista envia uma mensagem à pessoa pedindo um código de verificação que chegará por SMS1. E, se você repassar o código para a pessoa, acabará perdendo o acesso ao aplicativo.

Nos próximos parágrafos, veja como se proteger e recuperar a sua conta roubada do WhatsApp, caso algo parecido aconteça. As informações abaixo são oficiais, do próprio WhatsApp.

Para que serve o código de vericação

Quando o WhatsApp detecta que alguém está tentando usar o seu número de telefone para registrar uma conta, você recebe uma notificação. Caso receba ela novamente, pode ser que alguém esteja tentando roubar a sua conta. Portanto, é importante que o código de verificação nunca seja repassado a outras pessoas.

Como se proteger de golpes no WhatsApp

A primeira coisa a se fazer, caso a sua conta tenha sido roubada, é informar aos seus amigos e familiares, para que eles não sigam instruções enviadas pela sua conta (afinal, alguém está se passando por você). Em muitos casos, bandidos pedem a contatos que façam transferências/depósitos ou algo do tipo, se passando por você.

Verificando os aparelhos conectados

Quando você acessa o WhatsApp de um computador, por exemplo (por meio do WhatsApp Web ou do WhatsApp Desktop), é possível visualizar quais dispositivos já se conectaram previamente usando ele. Para visualizar e desconectar dispositivos suspeitos, abra o WhatsApp e vá até a aba “Configurações”. Depois, toque em “WhatsApp Web/Computador”.

Se ver um dispositivo desconhecido, toque nele e, depois, em “Desconectar”.

Recuperando a sua conta roubada/clonada

Para recuperar a sua conta, entre no WhatsApp e digite o seu número de telefone. Em pouco tempo, você receberá um código de verificação de seis dígitos por SMS. Depois que você inserir o código, a pessoa que tiver usando a sua conta será desconectada de forma automática.

Com recuperar a sua conta com a verificação de duas etapas ativada

Se aparecer uma opção para informar o código de verificação de duas etapas e você não souber o código, é muito provável que a pessoa tenha ativado essa camada de proteção.

Caso isso aconteça, você deverá aguardar um prazo de sete dias para acessar a conta sem o código. Mesmo assim, porém, a pessoa que tiver usando a sua conta será desconectada, então não há com o que se preocupar.

O WhatsApp afirma que, como ele conta com criptografia de ponta a ponta, suas mensagens são armazenadas em seu aparelho e outras pessoas não poderão lê-las, caso a sua conta seja acessada por terceiros.

Fique sempre atento! 👀


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.21.110 (172.1 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via tecnoblog

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
WhatsApp e Telegram

Como trocar o número (telefone) no WhatsApp e no Telegram

Próximo Artigo
Desativando capas animadas no Apple Music

Como desativar as capas animadas do Apple Music [iPhone e iPad]

Posts Relacionados