O melhor pedaço da Maçã.

Mais um app é barrado na App Store, desta vez por fazer brincadeira com Tiger Woods

Um passatempo interessante neste mundo doido é sentar e observar os fenômenos que nos cercam. Veja só o exemplo da iPhone App Store: às vezes parece que apps são selecionados com base em dados que, em vez de números, têm mensagens como “aprove!”, “reprove!”, “segure!”, “ignore!”, “limite!” e “espere a próxima conjunção de Júpiter, Marte e Mercúrio para aprovar!”. Outras vezes, porém, dá pra perceber um certo padrão nas rejeições.

Publicidade

Caricaturas e piadas com celebridades, por exemplo, são um campo minado pros aprovadores — basta olhar para a confusão que envolveu Mark Fiore. A bola da vez é um app criado por Daryl Cagle, que compila charges envolvendo o golfista Tiger Woods — cujas relações extraconjugais foram motivo de notícia, recentemente.

Num artigo intitulado “Você pode ridicularizar o Obama, mas não detone o Tiger Woods”, Cagle cai em cima da Apple, ressaltando a inconsistência de um processo de aprovação de apps que permite que vários aplicativos com brincadeiras envolvendo o presidente dos EUA estejam à venda, mas que um golfista seja “protegido”. Enfim, a velha discussão de liberdade de expressão e até onde a Maçã teria direito de vetar a entrada de aplicativos em sua loja.

A resposta oficial da Maçã, segundo o próprio Cagle: cartoons editoriais fazendo brincadeiras com figuras públicas não têm problema algum, mas o tipo de concentração que fizeram com o Tiger Woods foi um pouco longe demais. As mesmas charges podem aparecer misturadas a outras, de outros temas, sem problemas — como de fato ocorre em um app para iPad.

Publicidade

Isso faz pleno sentido, pra mim. “Você quer publicar cartoons? Ok. Você quer publicar cartoons só sobre Fulano de Tal? Não tão ok.” Abrir precedentes é uma coisa perigosa, e eu percebo que, na App Store, a Apple quer pecar por excesso de cautela, e não por falta. Começa com um app ridicularizando exclusivamente a vida pessoal do Tiger Woods, termina com uma dezena de apps ridicularizando pessoas comuns, como eu e você. Daí pra alguém querer processar a Apple por ter dado divulgação a um aplicativo desses, é um pulo.

No final das contas, as pessoas esquecem que a App Store é da Apple. Tem um veículo de comunicação completamente aberto e livre que todo mundo esquece nestas horas: a internet. A Apple barrou seu aplicativo na loja dela, mas você quer estar em todos os iPhones, iPods touch e iPads do mundo? Faça um site (o Mobile Safari permite até que seus fãs salvem um favorito na Home Screen, como se fosse um app nativo)! El Joboso, o temido comedor-de-criancinhas que está destruindo o mundo livre “one app at a time” não poderá alcançar você lá.

Publicidade

Agora, se você quer todos os recursos e facilidades que a Apple criou e implementou, mas não quer se submeter ao crivo dela, tenha dó. Como dizem os antigos, “come do meu pirão, prova do meu cinturão”. :-/

[via Macworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Net Applications destaca crescimento do iPad e migração de usuários para o Firefox 3.6

Próx. Post

Apple conquista patente de design industrial da última geração do seu controle remoto

Posts Relacionados