A Microsoft fechou hoje um acordo para adquirir a Nuance Communications, líder em software de síntese por fala (speech to text), por US$19,7 bilhões. A empresa é conhecida por licenciar a tecnologia por trás da Siri, mas as informações são de que a Nuance e a Apple não trabalham mais juntas atualmente.
Em um comunicado anunciando o acordo, a Microsoft disse que pretende expandir suas tecnologias com foco em inteligência artificial e saúde — ambas áreas em que a Nuance teve um bom desempenho nos últimos anos.
A gigante de Redmond anunciou, no ano passado, o Microsoft Cloud for Healthcare, uma plataforma que fornece recursos para gerenciar dados de saúde em escala, tornando mais fácil para as organizações de saúde “melhorarem a experiência do paciente, coordenar o atendimento e impulsionar a eficiência operacional”, ao mesmo tempo em que ajuda a “apoiar a segurança, conformidade e interoperabilidade de dados de saúde”.
É importante notar que a Microsoft já tem vários produtos de reconhecimento de fala para serviços no Windows e no Azure — mas, como dissemos, o foco com a aquisição da Nuance está nas tecnologias voltadas para saúde.
A transação já foi aprovada pelo conselho da empresa e a Microsoft espera que o negócio seja fechado até o fim deste ano — estando sujeita à supervisão regulatória e à aprovação dos acionistas da Nuance.
Esse é a segunda maior compra da Microsoft até então, superada apenas pelos US$26,2 bilhões que a empresa pagou pelo LinkedIn, em 2016.
via TechCrunch
Notas de rodapé
- 1Artificial intelligence, ou inteligência artificial.