O melhor pedaço da Maçã.

Como resetar a NVRAM e a PRAM do Mac

A dica se aplica apenas a Macs com processadores da Intel
Foto de Yingchih no Unsplash
Teclado de MacBook Pro

Você já ouviu falar em NVRAM (non-volatile RAM, ou memória de acesso aleatório não volátil)? De forma resumida, trata-se de uma pequena porção de memória usada para configurações mais comuns como controle de volume do som, brilho na tela e até fuso horário.

Publicidade

De certa forma, o PRAM (parameter random access memory, ou memória de acesso aleatório de parâmetros), presente em Macs mais antigos, também armazena informações similares.

Portanto, quando você tiver algum problema relacionado a essas tarefas, pode ser de bom grado resetar essas memórias no seu computador.

Antes de mais nada, é importante lembrar que esse tutorial se aplica apenas para computadores com processadores Intel. Além disso, se a sua máquina estiver usando uma senha de firmware, é necessário desativá-la antes de resetar a NVRAM.

Publicidade

Dito isso, vamos ao tutorial em si. Desligue o seu Mac e ligue-o novamente pressionando as teclas P R ao mesmo tempo, soltando-as após 20 segundos. Esse é o processo para resetar tanto a NVRAM quanto a PRAM.

Teclado do MacBook Pro (2018)

Em computadores que reproduzem um som na inicialização, solte as teclas após ouvi-lo. Já em Macs com o chip T2, libere-as após o logo da Apple aparecer e desaparecer pela segunda vez.

Feito isso, quando o computador for inicializado, abra as Preferências do Sistema para ajustar quaisquer informações que tenham sido redefinidas após o processo feito. 😉

Publicidade

Aqui, um aviso importante: se você tem um Mac desktop e os ajustes como volume do som e/ou fuso horário estão sendo redefinidos todas as vezes que você desliga e desconecta o seu Mac da tomada, é porque chegou a hora de você trocar uma bateria do computador.

Essa pequena bateria fica na placa lógica e ajuda a NVRAM a manter os ajustes quando o Mac não está conectado. Sendo assim, leve o seu Mac a um Centro de Serviço Autorizado Apple ou a uma Apple Store para substituir essa bateria.

via iFixit

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como emparelhar mais de um Apple Watch com o mesmo iPhone

Próx. Post

Dados de 1,3 milhão de usuários do Clubhouse são expostos

Posts Relacionados