O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como resetar a NVRAM e a PRAM do Mac

A dica se aplica apenas a Macs com processadores da Intel
Teclado de MacBook Pro
Foto de Yingchih no Unsplash

Você já ouviu falar em NVRAM (non-volatile RAM, ou memória de acesso aleatório não volátil)? De forma resumida, trata-se de uma pequena porção de memória usada para configurações mais comuns como controle de volume do som, brilho na tela e até fuso horário.

Publicidade

De certa forma, o PRAM (parameter random access memory, ou memória de acesso aleatório de parâmetros), presente em Macs mais antigos, também armazena informações similares.

Portanto, quando você tiver algum problema relacionado a essas tarefas, pode ser de bom grado resetar essas memórias no seu computador.

Antes de mais nada, é importante lembrar que esse tutorial se aplica apenas para computadores com processadores Intel. Além disso, se a sua máquina estiver usando uma senha de firmware, é necessário desativá-la antes de resetar a NVRAM.

Publicidade

Dito isso, vamos ao tutorial em si. Desligue o seu Mac e ligue-o novamente pressionando as teclas P R ao mesmo tempo, soltando-as após 20 segundos. Esse é o processo para resetar tanto a NVRAM quanto a PRAM.

Teclado do MacBook Pro (2018)

Em computadores que reproduzem um som na inicialização, solte as teclas após ouvi-lo. Já em Macs com o chip T2, libere-as após o logo da Apple aparecer e desaparecer pela segunda vez.

Feito isso, quando o computador for inicializado, abra as Preferências do Sistema para ajustar quaisquer informações que tenham sido redefinidas após o processo feito. 😉

Publicidade

Aqui, um aviso importante: se você tem um Mac desktop e os ajustes como volume do som e/ou fuso horário estão sendo redefinidos todas as vezes que você desliga e desconecta o seu Mac da tomada, é porque chegou a hora de você trocar uma bateria do computador.

Essa pequena bateria fica na placa lógica e ajuda a NVRAM a manter os ajustes quando o Mac não está conectado. Sendo assim, leve o seu Mac a um Centro de Serviço Autorizado Apple ou a uma Apple Store para substituir essa bateria.

via iFixit

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Emparelhando mais de um Apple Watch no iPhone

Como emparelhar mais de um Apple Watch com o mesmo iPhone

Próximo Artigo
App Clubhouse em um iPhone

Dados de 1,3 milhão de usuários do Clubhouse são expostos

Posts Relacionados