O melhor pedaço da Maçã.

Sony anuncia Xperia 1 III e Xperia 5 III com teleobjetiva variável

Sony Xperia 1 III e 5 III

A Sony anunciou hoje o lançamento de dois novos smartphones: o Xperia 1 III e o Xperia 5 III. Com eles, a fabricante japonesa quer redefinir a marca Xperia como uma espécie de “irmã” das suas câmeras digitais Alpha.

Publicidade

Para tanto, o sistema de câmeras do novo dispositivo é mais uma vez o foco do lançamento, com a Sony promovendo os aparelhos como os “primeiros smartphones do mundo com lentes teleobjetivas variáveis”, além de melhorias em seu (já rápido e preciso) sistema de foco automático, como veremos mais abaixo.

Especificações

Sony Xperia 1 III

Embora os dispositivos compartilhem a nomenclatura, existem algumas diferenças fundamentais. O Xperia 1 III apresenta uma tela OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. 4K de 6,5 polegadas com tecnologia CinemaWide e taxa de atualização de 120Hz.

Já o Xperia 5 III vem equipado com uma tela OLED de 6,1″ CinemaWide com resolução FHD+ (1080p) e a mesma taxa de atualização de 120Hz.

O resto das especificações principais também são as mesmas em ambos os aparelhos. Isso significa que eles têm o mesmo chip Snapdragon 888, da Qualcomm, e 8GB de RAM2Random access memory, ou memória de acesso aleatório. com opções de 128GB e 256GB de armazenamento interno — além de uma bateria de 4.500mAh (sem suporte a carregamento sem fio).

Câmera

Aqui, a Sony foi além ao incorporar um sistema de zoom periscópio no Xperia 1 III e no Xperia 5 III. Diferentemente de outros smartphones com lentes periscópio e foco fixo, ambos os modelos possuem lentes teleobjetivas variáveis — um dos principais pontos de venda dos novos dispositivos.

Publicidade

Na prática, isso significa que há um elemento óptico que se move fisicamente dentro do sistema de câmera, alternando entre duas distâncias focais (70mm e 105mm).

Mais especificamente, os dispositivos oferecem um total de quatro distâncias focais para fotos e vídeos: 16mm, 24mm, 70mm e 105mm, respectivamente — cobrindo uma variedade de usos. No geral, a Sony afirma que optar por tal configuração resulta em imagens e gravações com melhor qualidade.

No mais, ambos os modelos contam com três câmeras na parte traseira, todas com resolução de 12 megapixels: uma ultra-angular, uma grande-angular e, é claro, a teleobjetiva. O modelo topo-de-linha conta, ainda, com um sensor ToF3Time of Flight..

Preço e disponibilidade

O Xperia 1 III estará disponível em preto e rosa fosco; já o Xperia 5 III estará disponível em preto e verde. Ambos virão com o Android 11, porém ainda não há informações sobre os preços.

Publicidade

Os modelos estarão disponíveis nos Estados Unidos a partir do fim de junho, e infelizmente não chegarão oficialmente ao Brasil visto que a Sony encerrou suas operações em nosso país.

via Android Authority

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 3
    Time of Flight.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Supercombo da Go Imports: iPad de 8ª geração + Apple Pencil a partir de R$3.699 e muito mais!

Próx. Post

Curta animado “Blush” será a primeira produção Apple TV+/Skydance

Posts Relacionados