O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Foto de Anton no Pexels
WhatsApp

Apps podem rastrear usuários do WhatsApp silenciosamente

Mais uma vez, o WhatsApp está no centro das atenções poucos dias depois que pesquisadores de segurança revelaram uma falha a qual permite que qualquer pessoa desative uma conta de outro usuário.

Publicidade

A polêmica de hoje é especialmente preocupante caso alguém esteja sendo perseguido por um stalker (pessoa que observa/acompanha a rotina de outra obsessivamente).

Quando um usuário fica online no WhatsApp, seu perfil imediatamente mostra que aquela pessoa está… bem, online. Isso pode ser visto por qualquer usuário, ou seja, mesmo se você não salvou o número daquele contato, pode descobrir se ele está ou não online.

Embora essa informação possa ser vista por qualquer um, stalkers e invasores em geral estão usando sites/apps para acompanhar e rastrear usuários silenciosamente, como divulgado pelo Traced.

Publicidade

Eles mergulharam fundo no assunto e acharam os resultados assustadores. Ao testar alguns desses rastreadores, eles conseguiram ver a hora e a data exatas que uma pessoa entrou no WhatsApp. Essas ferramentas funcionam de forma muito simples: você só precisa inserir o número de uma pessoa para saber quando ela ficou online no WhatsApp e por quanto tempo.

Embora tenha mostrado como esses aplicativos funcionam, o Traced não compartilhou nomes de tais plataformas para evitar promovê-las e dar aos stalkers uma lista fácil de aplicativos para eles colocarem as mãos.

Porém, de acordo com eles, uma dessas ferramentas de rastreamento promete até mesmo ajudá-lo a descobrir se você está sendo traído! Mais especificamente, existem apps (alguns deles disponíveis em lojas de aplicativos) que cruzam informações para calcular a probabilidade de duas pessoas específicas estarem conversando entre si.

Apps que cruzam dados de uso do WhatsApp

Curiosamente, o WhatsApp não pode impedir que tais aplicativos voyeurísticos monitorem usuários — justamente por isso não ser uma falha, mas um aproveitamento de um recurso padrão do app. Usuários também não podem descobrir se estão sendo rastreados ou perseguidos por alguém.

Dito isso, o WhatsApp tem a opção de restringir a opção “Visto por último”, mas isso é diferente da exibição do status online, que aparece quando você está usando o aplicativo e que é impossível de esconder.

Publicidade

Essa é uma falha importante da parte do WhatsApp e, considerando os riscos que existem por aí, pode servir como prato cheio para o tanto de stalkers que existem.

via TudoCelular.com

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple Fitness+ adiciona exercícios para grávidas, pessoas idosas e mais

Próximo Artigo
Integração do Facebook Messenger e do Instagram Direct

Facebook integra Messenger e Instagram Direct no Brasil

Posts Relacionados