O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MacBook Pro fechado
Foto de Chris Hardy no Unsplash

Como resetar o SMC de Macs

Recentemente, mostramos como resetar a NVRAM/PRAM em Macs. A dica de hoje envolve o SMC (System Management Controller ou Controlador de Gestão do Sistema).

Publicidade

Entre outras coisas, ele é responsável por gerenciar coisas como a bateria e o seu carregamento, indicadores e sensores como o de luz ambiente e luz do teclado, e até as ventoinhas dos computadores.

Caso você esteja enfrentando algum problema relacionado a essas coisas, a Apple permite que você redefina esse controlador. Aprenda como fazer isso, abaixo.

Antes de mais nada, confira se o seu Mac tem ou não o chip T2. Aqueles que possuem esse componente de segurança são os listados abaixo:

Publicidade
  • iMac (tela Retina 5K de 27″, 2020)
  • iMac Pro
  • Mac Pro (2019)
  • Mac mini (2018 ou mais recente)
  • MacBook Air (2018 ou mais recente)
  • MacBook Pro de 13″ (duas portas Thunderbolt 3, 2019 ou mais recente)
  • MacBook Pro de 13″ (quatro portas Thunderbolt 3, 2018 ou mais recente)
  • MacBook Pro de 15″ (2018 ou mais recente)
  • MacBook Pro de 16″

Para conferir qual Mac você possui, vá até o logo da Apple, na barra de menus do Mac, e em “Sobre Este Mac”. A informação vai constar na aba “Visão Geral”.

Em notebooks com chip T2

Primeiro, desligue o Mac, mantenha o botão de energia pressionado por dez segundos e solte-o. Aguarde alguns segundos e pressione-o novamente para ligar o computador.

Caso ainda assim encontre problemas com o SMC, desligue o Mac e mantenha as seguintes teclas pressionadas: . Durante esse processo, o computador pode ser ligado.

Publicidade

Continue pressionando essas teclas por sete segundos e depois pressione o botão de energia, também. Siga com essas quatro teclas pressionadas por mais sete segundos e solte-as. Depois de aguardar alguns segundos, pressione normalmente o botão para ligar o Mac.

Em notebooks com baterias não removíveis

O processo a seguir vale para MacBooks Pro lançados no período entre meados de 2009 e 2017, MacBooks Air lançados em 2017 ou anteriormente e todos os modelos de MacBooks, excluindo o modelo de 13″ de meados de 2009.

Dito isso, desligue o Mac e pressione essa combinação de teclas: .

Publicidade

Enquanto estiver fazendo isso, mantenha o botão de energia igualmente pressionado. As quatro teclas devem permanecer assim por dez segundos. Depois, solte-as e ligue o Mac normalmente.

Em notebooks com baterias removíveis

Em MacBooks mais antigos, as baterias eram removíveis. É o caso de todos os modelos de MacBooks Pro e MacBooks lançados no início de 2009 ou anteriormente, e o MacBook de 13″ lançado em meados de 2009.

Para fazer o processo nessas máquinas, desligue o computador e remova a bateria. Depois, mantenha pressionado o botão de energia por cinco segundos e reinstale a bateria. Após isso, ligue o Mac normalmente.

Em Macs de mesa com o chip T2

Para resetar o SMC em computadores de mesa com o chip T2, desligue o Mac e desconecte o cabo de alimentação da tomada. Aguarde 15 segundos e conecte o cabo de alimentação novamente. Aguarde mais cinco segundos e ligue o Mac normalmente.

Em Macs de mesa sem o chip T2

Nesse caso, desligue o Mac e retire-o da tomada. Depois, aguarde 15 segundos e conecte o cabo de alimentação na tomada novamente. Espere outros cinco segundos e ligue o Mac normalmente.


Espero que este tutorial ajude a resolver o seu problema! 😊

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Visualização rápida de abas

Como combinar todas as janelas abertas do Safari [Mac]

Próximo Artigo
Ícone - Google Chrome para Mac

Chrome 90 aterrissa e torna HTTPS o protocolo padrão

Posts Relacionados