O melhor pedaço da Maçã.

Novo selo “Apple Digital Masters” reúne música de alta qualidade no Apple Music

Ainda não são arquivos lossless, mas quem sabe um dia…
As melhores músicas de 2018 segundo a Apple

Talvez muitos de vocês não lembrem mas, em 2012, a Apple lançou um programa chamado “Mastered for iTunes”, que nada mais era que uma série de ferramentas e incentivos para que gravadoras, produtores e selos disponibilizassem músicas especialmente masterizadas para a plataforma — isto é, com a melhor qualidade possível de ser reproduzida no ecossistema da Maçã.

Publicidade

De lá para cá, muita coisa se alterou, é claro: a forma de escutarmos músicas mudou, o iTunes morreu e o streaming é o rei das paradas. Para acompanhar os novos tempos, a Apple resolveu matar o “Mastered for iTunes” e substituí-lo por um novo selo, chamado “Apple Digital Masters“.

A iniciativa traz vários dos elementos que caracterizaram o “Mastered for iTunes” nos seus anos de existências, e consiste principalmente numa forma de incentivar os criadores e produtores musicais a disponibilizar seu conteúdo masterizado e em qualidade máxima nas plataformas da Apple, o que pode ser feito com diretrizes e ferramentas especiais oferecidas pela empresa. Com isso, a experiência sonora dos arquivos no Apple Music ou na iTunes Store é a mais próxima possível da master tape, que é a gravação original.

É bom notar que isso não significa que a Apple começará a lidar com arquivos lossless — a Maçã continua adotando o formato AAC, comprimido, para o conteúdo musical nas suas plataformas, mas as ferramentas disponibilizadas pela empresa fazem com que o conteúdo chegue mais perto da qualidade de um formato FLAC, por exemplo.

Publicidade

Segundo a Apple, boa parte dos artistas e produtores na sua plataforma já fazem parte do programa. A empresa afirma que 75% das músicas no Top 100 das paradas nos Estados Unidos já têm o selo “Apple Digital Masters”, e o número cai um pouco, para 71%, considerando as paradas globais.

Selo Apple Digital Masters

Infelizmente, até o momento, é impossível para nós, consumidores, sabermos se uma determinada canção no Apple Music está dentro dos padrões do “Apple Digital Masters”. Por outro lado, se você ainda tem o hábito de comprar músicas pela iTunes Store, isso é possível: basta clicar com o botão direito em qualquer faixa da sua biblioteca e ir em “Obter Informações”; o selo “Apple Digital Masters”, se aplicável, estará à direita.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung apaga comerciais que zombavam do iPhone após lançar Galaxy Note10 sem conector para fones de ouvido

Próx. Post

Falha no iMessage possibilita invadir iPhone com o envio de uma mensagem

Posts Relacionados