Em setembro passado, falamos aqui sobre como o Facebook estava iniciando um plano de integrar duas das suas principais plataformas de mensagens: o Messenger e o Direct, do Instagram. À época, a rede começou os testes públicos da integração, enviando convites a usuários selecionados ao redor do mundo; agora, a novidade está chegando oficialmente para todos os usuários no Brasil.
Ao abrir o Instagram Direct, usuários verão uma tela anunciando a novidade; para integrar as duas plataformas, basta tocar no botão “Atualizar”. Para os usuários do Facebook Messenger e para quem criar uma conta em qualquer um dos dois apps a partir de agora, a integração será automática. Você também pode revogar a integração nas configurações de privacidade de cada aplicativo.
Na prática, para quem fizer o “salto”, as conversas de ambos os mensageiros estarão disponíveis em qualquer lugar. Além disso, a ideia é dar ao Direct um leque de recursos mais aprofundados que até agora existiam apenas no Messenger: resposta a mensagens específicas, personalização de cores, reações com emojis, envio de arquivos e encaminhamento de mensagens (para até cinco conversas de uma vez), por exemplo.
Além disso, será possível usar o recurso Assistir Juntos (para que todos os participantes da conversa assistam juntos aos vídeos do Facebook Watch, Reels ou IGTV), usar efeitos animados e aproveitar o Modo Temporário, no qual as mensagens somem após a visualização. Resumindo, você poderá enfim apagar o aplicativo do Facebook Messenger que está criando teias de aranha no seu smartphone há anos e usar seus melhores recursos diretamente no Instagram.
A novidade já está disponível para todos os usuários. E aí, quem vai aderir?
via G1