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Desenvolvedor avalia que preço baixo não é uma garantia de lucros maiores

Ícone do iA Writer

Tenho certeza de que algum estudante de Economia vai escrever ou já escreveu uma monografia (ou tese, ou dissertação) sobre a App Store: ela é um ambiente dos mais curiosos quando o assunto é dinheiro. Mais uma prova disso são os resultados de um pequeno experimento feito por Oliver Reichenstein, desenvolvedor do iA Writer: ao cortar o preço pela metade, as vendas duplicaram; ao cortar em quatro quintos, elas quintuplicaram.

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Estranhamente, parece haver um sistema de compensação que faz com que a receita de um app permaneça constante, apesar do preço.

Gráfico de receita do iA Writer

Olivier traçou duas possibilidades para esse fenômeno: 1. a App Store está viciada, ou 2. uma vez que o mercado decide quanto dinheiro um app deve ganhar, isso fica escrito em pedra. Presumindo a inocência da Apple, dá pra traçar uma regrinha de que baixar o preço de um app faz com que ele tenha maior exposição sem reduzir o quanto o desenvolvedor ganha. O pico inicial de vendas é seguido por uma queda, quase como se os ganhos fossem apenas adiantados no tempo.

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Portanto, se seu objetivo é chegar ao maior número possível de usuários, corte o preço. Tenha em mente apenas que isso faz também os custos de suporte, a quantidade de bugs encontrados e os eventuais comentários negativos aumentarem na mesma ordem. E, só pra temperar mais um pouco a discussão, Marco Arment acredita que esse efeito elástico no preço dos apps se aplica apenas àqueles com apelo ao público geral, enquanto Gabe Newell confirma um fenômeno similar ocorrendo nos jogos do Steam.

[via AppAdvice]

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