O melhor pedaço da Maçã.

ZFS realmente virou pó no Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Nada do ZFS novamente...Os rumores já apontavam que o ZFS realmente não estaria presente no Mac OS X 10.6 Snow Leopard. Pois bem, eles estão confirmados: nada do sistema de arquivos. Nem sequer uma referência, nem mesmo no Utilitário de Disco (Disk Utility).

Publicidade

A ausência do ZFS gerou um post bem “ardido” no blog de Robin Harris, um colunista de destaque da ZDNet.com. O ponto de Robin é que o maior prejudicado nesta história é o próprio usuário final. Até mesmo porque finalmente poderíamos contar com uma tecnologia de armazenamento de informações mais confiável e inteligente.

O colunista chega a ser irônico ao dizer que o ZFS não foi colocado no SL, entre outros motivos, porque manifestou um sintoma do qual a Apple teoricamente morre de medo: NIH (Not Invented Here, ou “Não Inventado Aqui”, em português).

Não se sabe, porém, se a Apple simplesmente limou a tecnologia porque teria que modificar todo o sistema operacional, principalmente a estrutura do Finder. Muito menos se ela relegou ao limbo o padrão porque não é de sua autoria (ideia mais maluca ainda).

O certo é que ainda não chegou a hora de pobre mortais contarem com um sistema de arquivos mais confiável. Até lá, as técnicas de backup continuam fundamentais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Três assaltantes são presos nos Estados Unidos, graças ao “Find My iPhone” do MobileMe

Próx. Post

iPhone OS 3.1 chegará em setembro: talvez já no dia 9, quem sabe somente no dia 17

Posts Relacionados