O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pessoa usando um MacBook Pro
Foto por Christin Hume no Unsplash

Acessibilidade: como aumentar textos usando o cursor do Mac

Se tem uma coisa que podemos tirar o chapéu para a Apple é com relação ao seu constante investimento em ferramentas de acessibilidade, indo do Apple Watch ao Mac.

Publicidade

É justamente sobre um recurso do Mac que falaremos por aqui, desta vez. Ele é voltado especialmente para pessoas com problemas de visão ou que simplesmente estejam navegando em um site/documento e queiram ampliar o texto de alguma frase sem precisar aplicar o zoom em toda a página.

O recurso chama-se Texto sob Cursor. Para ativá-lo, vá em Preferências do Sistema » Acessibilidade. Na barra lateral, selecione “Zoom” e, depois, ative a opção “Texto sob Cursor”.

Texto sob Cursor, recurso de acessibilidade do macOS

Basta então mover o cursor do mouse ou trackpad em um item na tela, e ao mesmo tempo, pressionar a tecla de ativação. Caso você mova o cursor para uma janela com entrada de texto, por exemplo, ela será mostrada no local especificado.

Personalizando o recurso

Clicando em “Opções…”, você pode personalizar essa função. Em “Localização da Entrada de Texto” você pode escolher a posição da janela quando um texto é inserido (como na barra de endereços do Safari, por exemplo).

Texto sob Cursor, recurso de acessibilidade do macOS

Em “Modificador de ativação”, você pode mudar a tecla a ser pressionada para ativar o recurso — por padrão, ela é a . Caso queira bloquear a janela para que ela seja mostrada de forma automática, quando for mover o cursor em um item, pressione essa tecla três vezes. Para desbloqueá-la, volte a pressionar a tecla três vezes novamente.

Você também pode mudar a fonte do texto, o seu tamanho e até aplicar cores diferentes na borda, no fundo e no destaque do elemento, por exemplo. Para isso, clique em “Cores” (no canto inferior esquerdo da janela).

Texto sob Cursor, recurso de acessibilidade do macOS

Bem interessante, não é mesmo? 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Combinar PDF

Como combinar vários PDFs em um documento [Mac]

Próximo Artigo
Color Changing Camera

Promoções na App Store: Color Changing Camera, 911 Operator, The Pillars of the Earth e mais!

Posts Relacionados