O melhor pedaço da Maçã.

Gartner libera análise do mercado de computadores; apresenta algumas diferenças em relação à IDC

Miniatura do logo da Gartner

A Gartner liberou ontem dados sobre seu levantamento trimestral do mercado de computadores pessoais nos Estados Unidos e no mundo. Comparando as informações desta firma de análises com as divulgadas pela IDC podemos notar várias similitudes, mas algumas diferenças marcantes.

Publicidade

Nos Estados Unidos, o market share da Apple seria o quarto maior, de 9,8%, com mais de 1,7 bilhão de desktops e laptops vendidos. Em primeiro lugar temos HP (25,7%), seguida por Dell (23,7%) e Acer (11,3%). Segundo a Gartner, a Maçã passou a Toshiba (8,7%), ratificando os resultados da IDC.

Contudo, diferentemente do relatado por esta, foi registrada pela Gartner uma leve queda de 0,1% no desempenho da Acer em relação ao mesmo período de 2009 — as demais empresas apresentaram crescimentos superiores a 10%, sendo o da Apple de 24,7%. O mercado nos EUA cresceu 16%, um pouco mais que o registrado pela IDC.

No mundo inteiro, as maiores fabricantes são HP (17,4%), Acer (13%), Dell (12,4%), Lenovo (10%), ASUS (5,2%) e Toshiba (5,1%). O crescimento assombroso da ASUS registrado pela IDC é confirmado pela Gartner, ainda que um pouco menor, de 78,5%. O mercado mundial de computadores cresceu 20,7% em relação ao Q2 de 2009 — um pouco menos que o apurado pela IDC.

Publicidade

Foi notada pela Gartner uma desaceleração no crescimento das vendas de netbooks, o que indicaria a entrada da categoria numa fase de maturação. Apesar de o iPad não demonstrar ser uma ameaça aos computadores da Apple, é reforçado o quanto a tablet estaria conquistando o mercado destes mini-notebooks. Contudo, talvez a tendência não se mantenha, por causa da faixa de preço em que tablets focadas em consumo mídia estão se inserindo.

Publicidade

Os resultados apresentados nesta pesquisa são preliminares. Números oficiais serão liberados pela Apple na próxima terça-feira, 20 de julho.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Consumer Reports testa e aprova Bumpers como solução para o Death Grip®

Próx. Post

Domino Box HD é lançado na App Store! Sim, agora em versão para iPad :-D [atualizado 2x]

Posts Relacionados