O Visual Studio, da Microsoft, encontrou o caminho do macOS em 2016 e manteve-se, desde então, mais ou menos com a mesma cara e as mesmas funcionalidades — o que já foi o suficiente para que desenvolvedores do mundo inteiro adotassem a ferramenta, uma das mais usadas para a criação de programas e o trabalho com linguagens de programação.
Pois em breve, o software ganhará um belo banho de loja: a Microsoft anunciou que o Visual Studio 2022, a ser lançado no verão do hemisfério norte (deste ano), será uma profunda atualização com nova interface, novos recursos e integração com serviços internos. E melhor ainda: a versão para Mac enfim ganhará um visual integrado ao sistema, deixando de parecer um port do software para Windows.
Além disso, o app pela primeira vez será totalmente construído em 64 bits, para uma experiência mais leve, estável e rápida. Um outro benefício é que, com a transição, o Visual Studio poderá acessar todos os recursos de acessibilidade do sistema, como a lupa, VoiceOver, controle por voz e muito mais.
O software ganhará, também — no macOS e no Windows — integração nativa com o GitHub e com o Azure, além de suporte total ao .NET 6 e mais recursos para desenvolvimento com a linguagem C++. Também serão incluídas novas funcionalidades de colaboração em tempo real, diagnósticos, debugging e busca.
Todas as novidades do Visual Studio 2022 podem ser lidas nesse artigo. A primeira versão de testes do software será lançada nas próximas semanas, e mais recursos deverão ser anunciados até o lançamento da sua versão definitiva.
via ZDNet