Todo mundo que quer dirigir precisa de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e seguir as regras básicas no trânsito, como não ultrapassar em locais indevidos e atravessar o sinal vermelho, por exemplo.
Se você infringiu alguma lei de trânsito, é bem provável que se depare com uma multa. Não seria bom se você pudesse pagar esse valor com 40% de desconto?! Pois essa é a ideia do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), disponível dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Por meio desse app, usuários que tiverem infrações podem realizar o pagamento delas com um desconto de 40% — se isso for realizado até a data de vencimento, é claro.
É importante ter em mente, porém, que nem todos os estados possuem o SNE ativo. No momento, por exemplo, Santa Catarina e Rio de Janeiro estão com a adesão suspensa. Você pode conferir a situação do seu estado nessa página.
Outra questão que deve-se levar em conta é que o desconto é concedido apenas ao motorista que abrir mão de recorrer da multa e de defesa prévia. Caso você queira fazer isso, o desconto será de 20%.
Como se cadastrar no SNE
Para se cadastrar no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), você deve acessar o site do serviço ou ir diretamente ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
No app, toque no ícone localizado no canto superior esquerdo e em Preferências » Sistema de Notificação Eletrônica – SNE. Aceite os termos de uso, insira o número de registro da CNH e o código de segurança dela.
Você receberá um email para ativar o seu cadastro no serviço e precisará confirmar as informações preenchendo o número de segurança da CNH ou do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Após isso, você poderá consultar as suas infrações indo na seção “Veículos” ou “Infrações” e procurando pela multa que deseja pagar.
Vale lembrar que, ao se cadastrar no SNE, o proprietário do veículo passará a ser comunicado das suas infrações por meio eletrônico. Se preferir, há a possibilidade de cancelar a adesão ao SNE e voltar a receber as multas da maneira tradicional, por notificações postais.
via Olhar Digital