O Car Connectivity Consortium (CCC) anunciou hoje que a terceira geração da tecnologia Digital Key, a qual contará com suporte a banda ultralarga (ultra-wideband, ou UWB) e a conectividade Bluetooth LE, será disponibilizada para seus membros, incluindo a Apple, no meio deste ano — ou seja, já nos próximos meses.
Com isso, a Digital Key 3.0 permitirá destravar veículos (e outros) a partir da tecnologia de reconhecimento espacial para uma experiência aprimorada. A especificação também permitirá que a Apple aprimore seu recurso “Chaves de carro” (“Car keys”) para que usuários possam desbloquear e dar partida em veículos sem tirar o iPhone do bolso.
Além de fornecer as melhorias supracitadas, a nova geração também deverá reduzir as chances de ataques de retransmissão, nos quais o sinal de rádio é bloqueado ou interceptado, resultando em maior segurança.
A versão aprimorada da especificação certamente deverá exigir dispositivos com o chip U1 (iPhones 11 ou mais recentes), justamente devido o suporte à tecnologia UWB nesses dispositivos.
Como informamos no começo deste ano, a BMW anunciou planos de implantar uma versão aprimorada da tecnologia de chaves digitais em seu novo veículo elétrico, o iX. Segundo a fabricante, o recurso estará disponível na Europa a partir do final de 2021 e na América do Norte no início de 2022.
via MacRumors