O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Rode máquinas virtuais em Macs M1 com o UTM

UTM para macOS

Quando o assunto é máquina virtual em Macs, muitos devem pensar imediatamente no Parallels Desktop ou no VMware Fusion, dois dos mais populares apps de virtualização para macOS.

Publicidade

Contudo, existem outras (boas) opções disponíveis, principalmente para os novos Macs com chip M1 — e o UTM é uma delas.

De acordo com o desenvolvedor, o UTM usa o emulador de sistemas QEMU com segurança para proteger seus dados de vírus e malwares em geral.

Mais especificamente, é possível rodar o Windows 10 e o Ubuntu — ambos nas versões ARM — com “desempenho máximo”. Além disso, é possível rodar o Windows 7 e outros sistemas x86 mais antigos com “desempenho decente”.

Ao contrário de outros softwares de virtualização gratuitos, o UTM foi criado para macOS e *apenas* para as plataformas da Apple. Ele foi projetado totalmente do zero com suporte ao macOS Big Sur — e permite também que você execute suas máquinas virtuais em dispositivos iOS.

O software, entretanto, ainda não oferece suporte a alguns recursos, como virtualização de GPU1 — ou seja, não é possível rodar a maioria dos jogos ou qualquer app que requeira Direct3D ou OpenGL. Além disso, o UTM não permite conectar dispositivos USB às máquinas virtuais e nem possibilita compartilhar uma rede.

O UTM pode ser baixado tanto na web (gratuitamente) quanto pela Mac App Store (R$55). Segundo o desenvolvedor, a versão da MAS é idêntica à versão gratuita; a única vantagem prática dela é que você pode obter atualizações automáticas — e ajuda a apoiar o projeto do desenvolvedor, é claro.


Ícone do app UTM Virtual Machines
UTM Virtual Machines de Yuan Lu
Compatível com Macs
Versão 2.2.4 (251.2 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
R$ 54,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

obrigado, RS!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Surgem mais acessórios para as "AirTags", a algumas horas do evento

Próximo Artigo
iPhone 12 mini verde sobre a sua caixa

Vendas de iPhones cresceram 44% no 1º trimestre deste ano

Posts Relacionados