O melhor pedaço da Maçã.

Infográfico mostra o custo real do iPhone em diversos países do mundo

Porquinho

Não é novidade para ninguém que nós, brasileiros, temos o iPhone mais caro do mundo. Mas quão mais caro ele é? E levando em conta o salário médio de um cidadão, quão acessível é o aparelho? Será que nós também estamos no topo, analisando tudo sob essa ótica?

Publicidade

Pois olhe esse infográfico criado pela WebpageFX:

Infográfico - O custo do iPhone no mundo

De acordo com uma análise feita por eles (utilizando o preço do iPhone 6 de 16GB e as taxas de conversão de julho de 2015), os preços variam de US$647 (no Canadá) a US$1.107 (aqui no Brasil, claro). Só que a parte mais interessante desse gráfico é a que leva em consideração a renda média da população local.

Publicidade

Colocando esse fator na conta, o ranking muda bastante. Estados Unidos, Coreia do Sul e Luxemburgo são os únicos países onde um iPhone custa menos de 2% da renda familiar média — nos EUA, o menor de todos, é de apenas 1,6%; por outro lado, na Índia, nas Filipinas e na Indonésia o custo é mais do que um quarto (25%) — na Indonésia são incríveis 39,3%!

O Brasil não está no topo do ranking, mas também não está numa zona confortável. Por aqui, a compra de um iPhone em média representa 9,5% da renda anual de uma família.

O cálculo está longe de ser perfeito — lá nos EUA eles não levam em conta o imposto local, enquanto aqui, por exemplo, os produtos já são comercializados com os impostos embutidos. Também não sabemos exatamente qual foi o câmbio utilizado, afinal ele variou bastante em julho. Ainda assim, não deixa de ser uma boa referência para vermos mais uma vez como estamos mal.

[dica do Rafael Carneiro, via iClarified]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

De graça: jogo Quell Memento+ é o “App da semana”, aproveite!

Próx. Post

E o Apple Watch no Brasil, cadê?

Posts Relacionados