Não é de hoje que notamos um estreitamento das pontes entre o Mac e o iPhone/iPad. A chegada do macOS Big Sur, com design e iconografia declaradamente inspirados no iOS/iPadOS, reforçou essa impressão — e o Apple Silicon, com a possibilidade de rodar apps móveis no computador, somente a fortaleceu.
Agora, com a chegada da nova geração do iPad Pro, o prospecto de uma fusão entre o macOS e o iPadOS, especificamente, está ainda mais concreto — afinal de contas, os Macs e iPads Pro mais recentes compartilham o mesmíssimo chip M1. Estaríamos próximos dessa união definitiva? Segundo a Apple, não. De jeito nenhum.
Em entrevista ao The Independent, Greg Joswiak (vice-presidente sênior de marketing global da Maçã) e John Ternus (vice-presidente sênior de engenharia de hardware) afirmaram que a intenção da empresa não é fundir as duas categorias de produtos — e sim construir os melhores dispositivos dentro dos seus respectivos segmentos.
De acordo com Jos:
Existem duas histórias conflitantes que as pessoas gostam de contar sobre o iPad e o Mac. De um lado, as pessoas dizem que eles competem entre si — que alguém teria de decidir se quer um Mac ou um iPad. Ou então as pessoas dizem que estamos fundindo os dois — que nós estamos montando uma enorme conspiração para eliminar as duas categorias e transformá-las em uma só. Na realidade, nenhuma das histórias é verdadeira. Nós somos muito orgulhosos do fato de que trabalhamos muito, muito duro para criar os melhores produtos em suas respectivas categorias.
Ternus complementou a afirmativa de Jos, lembrando que Macs e iPads não precisam se sobrepor no fluxo de trabalho (ou uso geral) das pessoas:
Nós não pensamos sobre — digo, nós não vamos limitar o que um dispositivo pode fazer para evitar que ele pise nos dedos do outro dispositivo ou coisa assim. Nós estamos trabalhando para fazer os melhores Macs que podemos e os melhores iPads que podemos. E as pessoas escolhem. Muitas pessoas escolhem ambos, e têm fluxos de trabalho que envolvem ambos — algumas pessoas, para alguma tarefa em particular, preferem um em relação ao outro.
Sobre a chegada do M1 ao iPad Pro, Joswiak evitou compartilhar futuros planos que a Apple tem em relação ao tablet — o executivo limitou-se a afirmar que o chip permite que desenvolvedores alcem voos ainda mais altos, abrindo horizontes antes impossíveis de se imaginar num dispositivo móvel.
A dupla falou também sobre o desafio ao criar a tela Liquid Retina XDR que equipa o novo iPad Pro de 12,9 polegadas — e traz, sob vários aspectos, recursos semelhantes aos do monitor profissional Pro Display XDR. Ternus afirmou que o segredo do feito foi miniaturizar toda a tecnologia embarcada no monitor — algo conquistado, naturalmente, com a adoção do Mini-LED:
A miniaturização foi uma tarefa e tanto. Se você olhar para os dois produtos, o iPad é obviamente muito mais fino que o Pro Display XDR, e a maneira como a arquitetura funciona, você tem o LED atrás do painel. Conforme você vai diminuindo esses LEDs, você não necessariamente precisa adicionar mais deles, e sim aumentar a densidade de LEDs, porque você não tem mais tanto espaço para misturar a luz e criar zonas. Desde o início, portanto, o desafio era: como criamos uma retroiluminação com densidade suficiente? Para isso, tivemos que projetar um novo tipo de LED. Tivemos que criar o processo para colocar 10.000 LEDs nesse painel de uma forma incrivelmente precisa.
Joswiak e Ternus comentaram, por fim, o recurso Palco Central (Center Stage) dos novos iPads Pro, que combina a câmera frontal ultra-angular dos novos dispositivos com inteligência artificial para “seguir” uma ou mais pessoas no enquadramento da imagem. Ternus classificou a novidade como “libertadora”, permitindo que você se movimente de forma mais natural enquanto se comunica com colegas, amigos e família — você pode, inclusive, completar seus círculos do Apple Watch enquanto participa das suas videoconferências.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos/serviços usando os nossos links de afiliado.
via MacRumors