Depois de anos de especulação, a Apple finalmente anunciou nesta semana seu primeiro produto com tela Mini-LED: o novo iPad Pro de 12,9 polegadas. E, como não poderia deixar de ser na bíblia de marketing da empresa, claro que a novidade chegou com um nome deveras pomposo: Liquid Retina XDR.
Agora que a novidade desencantou, parece que ela chegará rapidamente a outros produtos da empresa. Digo isso porque, corroborando rumores já ventilados anteriormente, analistas da TrendForce afirmaram recentemente que a próxima geração do MacBook Pro incorporará, sim, a tecnologia.
Segundo a empresa, os novos MacBooks Pro chegarão no segundo semestre deste ano e representarão um novo compromisso da Apple com seus consumidores avançados e profissionais. Vale lembrar que, de acordo com documentos vazados ontem, as futuras máquinas trarão de volta a porta MagSafe para carregamento, a saída HDMI e a entrada para cartões SD (além de, pelo visto, matar a Touch Bar). Teremos, aparentemente, modelos de 14 e 16 polegadas na nova linha.
Combinando todas essas “velhas-novas” funcionalidades com a tela Liquid Retina XDR, os novos MacBooks Pro prometem ser um prato cheio para profissionais, especialmente das áreas de design, fotografia, vídeo e gráficos.
As telas Mini-LED da Apple, afinal de contas, trazem mais de 2.500 “zonas de iluminação locais”, proporcionando imagens muito mais nítidas e vibrantes — a própria Maçã coloca a tecnologia quase a par com aquela embarcada no Pro Display XDR (daí o nome empregado a ela), que custa US$5 mil (ou R$ 45 mil).
Sucesso do novo iPad Pro
Os analistas da TrendForce apostaram, também, que a Apple acertou em cheio com a atualização dos iPads Pro: eles aumentaram, de 4 para 5 milhões de unidades, suas previsões de vendas dos tablets para 2021.
Os profissionais acreditam também que o modelo de 12,9″ ganhará terreno no mundo dos tablets, saltando de 2,5% para 3,1% em fatia de mercado — em grande parte porque, na visão dos analistas, a tela Liquid Retina XDR “se tornará o padrão a ser batido para tablets e notebooks de alto padrão”, buscada por profissionais e usuários avançados do mundo todo.
Ainda segundo eles, aliás, o aumento de US$100 (ou… R$2.300) no preço do iPad Pro de 12,9″ não representará uma maior margem de lucro para a Apple — o salto serve simplesmente para cobrir os custos maiores da empresa com os painéis Mini-LED, de acordo com a TrendForce.
via AppleInsider