O melhor pedaço da Maçã.

Arc Browser, uma nova experiência de navegação na internet

Opções de bons navegadores não faltam na internet, entre as mais clássicas como o Safari, o Google Chrome, o Microsoft Edge ou o Firefox, até opções mais utilitárias como o Brave e o Opera, ninguém parece ficar sem opções para navegar.

Publicidade

Por mais úteis ou inovadores que possam ser atualizações, redesenhos, novos recursos ou extensões desses navegadores, nada pareceu impactar tanto a experiência de uso da internet recentemente quanto a integração do GPT-4 ao Bing e ao Microsoft Edge.

A incorporação da inteligência artificial a mecanismos de busca, no entanto, têm proposto uma transformação radical na forma como realizamos buscas e geramos informações complementares, ou alternativas, para responder a dúvidas ou necessidades específicas do dia a dia que podem fazer valer o auxílio de uma inteligência secundária auxiliar — preditiva e generativa. Ainda que Big Techs como Microsoft, Google e Apple integrem sistemas de inteligência artificial a seus serviços de busca e navegadores, nada disso transformará, necessariamente, o look & feel (olhar e sensação) da navegação entre sites.

Você ainda pode argumentar que as extensões atuam como superpoderes modulares para os navegadores, o que é verdade, porém não por design. É aqui onde o Arc, um navegador ainda em fase de desenvolvimento, entra na nossa conversa.

Pensado e desenvolvido por ex-engenheiros de empresas como Amazon, Instagram e Pinterest, o Arc é desenvolvido pela Browser Company e apresentado no site da marca após o manifesto e a visão da startup para o futuro da navegação da internet a partir de uma análise depreciativa da interface padrão dos navegadores mais populares: uma moldura acompanhada de botões e uma barra de ferramentas que serve como uma janela para a internet, um ambiente adorado, porém desorganizado dada a exposição de conteúdos que a desenvolvedora promete organizar.

Publicidade

Ao longo deste texto, apresentaremos uma visão geral dos principais (entre muitos) recursos do Arc que mais chamaram a nossa atenção, mas saiba que a Browser Company disponibiliza atualizações semanais que trazem novos recursos, por menores que sejam. Como o Arc ainda não foi traduzido para o português, você verá a nomenclatura de cada recurso em inglês, sempre acompanhada por uma tradução livre.

Proposta e primeiros passos

O conceito do Arc se dá a partir da antítese à interface tradicional dos navegadores como conhecemos, oferecendo ao usuário foco, organização e controle das suas jornadas de navegação de uma forma muito mais divertida — porque, aparentemente, toda oferta de produto e serviço contemporânea precisa tentar nos tirar do tédio.

Publicidade

A privacidade de navegação no Arc é um dos valores assegurados pela Browser Company em uma página dedicada ao tema no site da empresa. Segundo a desenvolvedora, há coleta de informações de uso para fins analíticos e visibilidade dos dados da conta criada pelo usuário, obrigatória para a utilização do navegador e contato para suporte, porém sem qualquer identificação dos sites visitados e o que é digitado em buscas. A Browser Company ainda garante que não comercializa os dados de uso das contas para empresas terceiras.

A primeira configuração do Arc é simples e intuitiva. Depois da apresentação do manifesto da marca, produto e principais recursos, o usuário é oferecido a importação de abas, histórico e senhas de outros navegadores. Uma vez que o Arc é baseado no protocolo Chromium, a maior parte das suas extensões poderá ser compatível com o ele.

Interface e barra lateral

Com uma bela e moderna interface, completamente personalizável e automatizada por diversos atalhos de teclado — a começar pelo tema do aplicativo que pode ser configurado com diferentes opções de cores e transparência —, o Arc apresenta uma barra lateral semelhante à padrão do macOS e do iPadOS, que pode ser recolhida para desobstruir a área útil de navegação. O recolhimento da barra lateral é essencial para a ampliação do campo de navegação do Arc, uma vez que possibilita uma apresentação mais imersiva de qualquer site no modo “tela cheia” do navegador, mesmo que o app não esteja totalmente sobreposto em tela cheia ao desktop do sistema.

Publicidade

Quando expandida, a barra lateral utiliza cerca de ⅕ da área da janela para condensar de forma confortável diversos recursos-chave/essenciais do navegador: a barra de endereços e buscas, “aplicativos”, uma sessão de navegação dos perfis (quando cadastrados pelo usuário), abas de navegação e atalhos de mídia, e organização da navegação; já a outra porção de área útil do Arc é totalmente destinada à navegação de páginas na internet, de forma singular ou no modo Split Screen, como veremos adiante.

Com uma simples rolagem na barra lateral do Arc, o usuário pode navegar entre diferentes Spaces e Perfis, como veremos adiante, ou até mesmo acessar a Biblioteca: uma central de mídia com atalhos de acesso rápido aos downloads gerais e mídias — que contam com suporte ao drag & drop —, Easels e Notas, personalização dos Spaces e o Arquivo de abas.

Spaces e Perfis

Os chamados Spaces são espaços de interface que você pode definir para compartimentalizar abas de acordo com diferentes jornadas de navegação, como por exemplo “trabalho”, “pessoal”, etc. O Spaces não é qualquer inovação; o Safari já apresentou o próprio recurso de agrupamento de abas há cerca de dois anos, porém o que extende sua funcionalidade de organização são os Perfis do Arc.

Os Perfis servem para separar de uma forma ainda mais granular as jornadas de navegação a para além da interface de cada Space; ao criar diferentes perfis associados a um mesmo Space, você pode configurar especificamente um único histórico de navegação, senhas salvas, extensões e mais informações de navegação a cada perfil.

Abas, “Aplicativos” e Little Arc

No Arc, as abas de navegação podem ser utilizadas de forma singular ou plural, com diferentes meios de organização visual para deixar o seu uso mais simples e intuitivo. Por padrão, as abas são programadas para serem arquivadas automaticamente a cada 12 horas, o que a Browser Company chama de “autoarquivamento”, de modo que você possa sempre começar o próximo período ou dia do zero.

A programação do autoarquivamento pode ser alterada para até 30 dias, caso você ainda queira armazenar uma ou outra aba temporária por mais tempo. Contudo, é claro que ainda assim você pode fixar abas para que não sejam arquivadas e ainda favoritá-las como “apps” do Arc: as abas favoritas são mostradas no topo da barra lateral, com favicons quadrados de cantos arredondados, que remetem ao formato dos aplicativos na página inicial do iOS.

“Little Arc” é como a Browser Company chama o modo de prévia de visualização dos links oriundos de fontes externas ao Arc, que você pode querer (ou não) expandir para uma nova aba dedicada. Muito parecida com os recursos Peek & Pop possibilitados pelo finado 3D Touch do iPhone, é uma forma utilitária de dar olhadas mais rápidas em algum link da internet.

Miniplayer

O recurso PiP (Picture-in-Picture, ou Tela-Sobre-Tela) do Arc não poderia funcionar de forma mais simples e sutil, dada a forma automática como o miniplayer é ativado ao reproduzir qualquer conteúdo em uma aba. Ao reproduzir um vídeo, uma janela redimensionável se sobrepõe a qualquer outra janela do navegador ou app do desktop. No caso de reprodutores de áudio como o Spotify, o minireprodutor é fixado à parte inferior esquerda da tela, no formato de widget — algo muito conveniente e bem pensado.

É ainda importante notar que esse miniplayer também pode ser acionado com um clique na barra de menus do Mac, que expande o miniplayer com controles de mídia independentemente do aplicativo que estiver em primeiro plano.

Split View (Tela Dividida)

Um dos recursos mais populares entre os usuários do Arc é a possibilidade da divisão de telas (abas de navegação), que pode agrupar de duas a até quatro abas em um único conjunto. Em um único agrupamento, é possível exibir e reposicionar até quatro sites diferentes lado a lado. Também é possível, diretamente da barra lateral, criar e gerenciar mais de uma página ou um único agrupamento de abas de forma simultânea sem precisar acessar o conjunto atual.

Notas, Easels e Live Dashboards

Alguns recursos do Arc se destacam pela forma nativa como são incorporados à interface de navegação, sem a necessidade de instalação de extensões terceiras, como as Notas e os Easels.

Notas, como se pode imaginar, é um recurso de anotações simples que organiza suas anotações tal como abas: podem ser fixadas para a posteridade, organizadas dentro de pastas ou apenas acompanhar as barras de navegação que serão autoarquivadas ao longo do tempo. É possível também compartilhá-las de forma pública ou protegida com senha, em um link dedicado direto do servidor da própria desenvolvedora.

Já os Easels são cavaletes de telas em branco para criação de rascunhos e esboços que podem ir além de uma simples tela branca, como o recém-lançado app Freeform apresentado pela Apple com o iOS 16. No entanto, diferentemente desses demais apps, os Easels são pensados para serem usados como organizadores de clipes (capturas de tela e arquivos de mídia) da internet, o que também inclui um utilitário muito legal chamado Live Dashboards.

Os Live Dashboards são capturas interativas e atualizadas em tempo real que, quando associadas a um Easel e convertidas para a opção live, mostram a atividade do recorte da tela de qualquer site ou mídia capturados pelo ícone de fotografia na barra de endereços.

Por exemplo: digamos que eu queira criar um Easel para capturar um vídeo do YouTube ou um gráfico constantemente atualizado de um site (aqui se aplica o termo dashboard). Sempre que eu acessar o Easel que contém esses clipes, poderei reproduzir a mídia ou ter uma visão ao vivo do gráfico.

Arc para iOS (ou quase)

Depois de muita pressão dos usuários que já têm acesso ao Arc, a Browser Company lançou uma versão mobile do Arc para o iPhone, que eles chamaram de “companheiro da internet”. Isso significa que o app mobile foi lançado de forma incompleta quando comparado à versão desktop e que é bastante limitado quanto a recursos importantes do Arc para macOS, deixando para trás a possibilidade de criar ou editar Spaces, Notas e Easels, aqui resumidos apenas ao modo leitura.

Em resumo, o Arc para iPhone serve inicialmente para acessar, gerenciar e salvar URLs diretamente do Mac ou para o Mac, a partir da sincronização via iCloud. A ideia de ter um aplicativo que acompanha a versão do Mac pode até ser interessante se o usuário entender a quê ela veio e o quão limitada ela pode ser — porém, às vezes precisamos de recursos mais completos por falta de acesso imediato ao Mac, como durante uma reunião ou até mesmo uma viagem.


Ícone do app Arc Sidebar Sync
Arc Sidebar Sync de The Browser Company of New York Inc.
Compatível com iPhones
Versão 1.11.0 (103.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Arc Sidebar SyncScreenshot do app Arc Sidebar SyncScreenshot do app Arc Sidebar SyncScreenshot do app Arc Sidebar SyncScreenshot do app Arc Sidebar SyncScreenshot do app Arc Sidebar Sync

Nossas impressões

Colocando de lado todo o entusiasmo promovido pela identidade e pelo posicionamento de marca da Browser Company, os esforços que diferenciam a experiência do Arc do marasmo que permeia os navegadores atuais são bastante perceptíveis no produto final — lembra do look & feel sobre o qual eu falava no início?

O Arc para Mac parece mesmo um produto feito por pessoas que amam o que estão fazendo, e isso se reflete nos detalhes que ampliam a experiência de navegação, desde a forma como você passa a gerenciar as suas abas até sutilezas como o miniplayer de áudio que deixa a dúvida de como ninguém havia implementado esse recurso antes em um navegador.

Aqui, a navegação se torna mais prazerosa por parecer orgânica e fluída, o que é de encher ainda mais os olhos diante de uma interface com muitas personalidades de personalização — é isso o que lhe fará se sentir em casa assim que tudo já estiver configurado nos seus primeiros dias de uso.

Por ora, o Arc continua com uma distribuição limitada à medida que tem seu desenvolvimento constantemente aprimorado, o que pode frustrar alguns usuários num primeiro momento.

O MacMagazine tentou entrar em contato com a Browser Company para saber mais informações sobre o lançamento público do navegador, seu modelo de precificação e a previsão da chegada do Arc a outras plataformas como Windows e Android, mas ainda aguardamos pela resposta da desenvolvedora.

Por ora, o Arc Browser está apenas disponível para macOS e iOS, sendo que a versão mobile depende do seu acesso à versão desktop, a qual atualmente é limitada a usuários convidados pela companhia ou por usuários já existentes, que ganham convites semanalmente para livre distribuição.

Os cinco primeiros sortudos que chegaram até o final desta análise e forem os primeiros a resgatar esses convites podem testar o Arc a partir de agora! 😉 Você pode fazer a inscrição a partir desse link divulgado no site da Browser Company.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fones Beats Studio Buds+ são homologados pela Anatel

Próx. Post

Como ativar o Reconhecimento de Som dos HomePods

Posts Relacionados