Empresas de publicidade alemãs entraram com uma queixa contra a Apple acusando-a de “abuso” com a implementação da App Tracking Transparency (ATT), a partir do iOS 14.5. As informações são do Financial Times.
Como informamos, o novo sistema exigirá dos desenvolvedores o consentimento de usuários para rastrear suas atividades a fim de fornecer publicidade personalizada. Embora a mudança seja positiva para consumidores, algumas empresas alemãs têm tentado evitar a perda de receita com publicidade.
Mais especificamente, nove associações da indústria entraram com a reclamação — alegando representar “uma variedade de gigantes da tecnologia e editoras online”, incluindo o Facebook e a grande editora Axel Springer. A reclamação insiste que as mudanças afetarão negativamente a indústria de publicidade móvel.
Segundo eles, a implantação da ATT pode acarretar numa queda de 60% na receita de publicidade para desenvolvedores e editoras, dificultando para os profissionais de marketing coletar os dados necessários para direcionar anúncios.
De acordo com o advogado Thomas Hoppner, representante do grupo, isso fará com que diversos desenvolvedores mudem seus modelos de negócios para gerar receita, o que prejudicará usuários.
Os consumidores serão prejudicados por custos de transação mais altos. Se a relevância dos anúncios diminuir, os consumidores terão que gastar mais tempo pesquisando para encontrar ofertas que sejam relevantes para eles.
A reclamação reflete uma tática semelhante do grupo France Digitale, que também havia apresentado queixas à Comissão Nacional de Proteção de Dados (Commission Nationale de l’informatique et des Libertés, ou CNIL) sobre a ATT.
Como informamos, embora eles não tenham conseguido banir o sistema antirrastreamento da Apple, a companhia ainda poderá vir a enfrentar, sim, uma investigação antitruste.
via AppleInsider