O Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) é, sem dúvida, uma das grandes novidades do iOS/iPadOS 14.5, liberado hoje pela Apple.
E, para esclarecer o assunto de uma vez por todas, a empresa veiculou um novo vídeo explicando exatamente o que o recurso faz.
Na prática, como sabemos, a Apple está dando ao usuário a escolha de permitir ou não que esse rastreamento aconteça — antes, esse poder estava nas mãos das empresas em si.
Craig Federighi, chefão de software da Apple, foi entrevistado por Joanna Stern (do Wall Street Journal) sobre o assunto e disse:
Na verdade, só queremos dar aos usuários uma escolha. Esses dispositivos são uma parte tão intima das nossas vidas e contêm muito do que pensamos e onde estivemos e com quem estivemos, que usuários merecem e precisam do controle dessas informações. Os abusos podem variar de assustadores a perigosos.
Eis o vídeo da entrevista:
De acordo com os dados da agência de análise AppsFlyer, pouco mais de ⅔ dos consumidores rejeitarão esse tipo de rastreamento — indicando que o movimento da Apple fará diferença na privacidade do usuário e, é claro, no mercado de publicidade. Os dados são baseados na análise de cerca de 300 apps em 2.000 dispositivos.
A própria Apple já deu sugestões a anunciantes, mas é claro que esse mercado terá que se reinventar com o lançamento do iOS/iPadOS 14.5 — e eu não tenho dúvidas de que isso acontecerá.
Atualização, por Rafael Fischmann27/04/2021 às 06:38
A Apple divulgou uma versão do vídeo localizada em português, substituímos acima.
Para quem preferir a original em inglês, aqui está: