O melhor pedaço da Maçã.

iOS 14.5 é liberado com desbloqueio pelo Apple Watch; iPadOS 14.5 vem com Scribble em português

Após oito versões beta e uma Release Candidate, finalmente as versões finais do iOS 14.5 e do iPadOS 14.5 estão entre nós — compilações 18E199, as mesmas das versões RCs.

Publicidade

No geral, versões “.x” não rendem tantos holofotes nem merecem destaques tão grandes, mas essa não é uma versão “.x” qualquer: como vocês provavelmente viram nos meses que se passaram, tratam-se de atualizações bem generosas para ambos os sistemas (especialmente o iOS), com uma série de novidades em termos de recursos, funcionamento e privacidade.

Desbloquear o iPhone com o Apple Watch

São muitas novidades — muuuitas mesmo! A mais relevante delas, sem dúvidas, é a possibilidade de desbloquear iPhones (com Face ID) com o Apple Watch ao utilizar uma máscara — algo fundamental em temos de pandemia.

YouTube video

Transparência do Rastreamento de Apps

Outra que gerou bastante polêmica é a chegada do sistema antirrastreamento chamado pela Apple de App Tracking Transparency (ou ATT), o qual permitirá que usuários escolham se querem ou não compartilhar informações com aplicativos como Facebook e companhia.

Ainda no quesito segurança, a Apple não mais enviará IPs de usuários para o Google no novo sistema e implementou proteção extra contra ataques remotos.

Música e Podcasts

No segmento musical, a Siri agora está um pouco mais inteligente e aprende qual é o seu tocador preferido ao pedir uma música, e você pode compartilhar letras das faixas pelo iMessage ou pelo Instagram.

Publicidade

A Apple também implementou atalhos (gesto de deslizar da esquerda para a direta em cima de uma música) para você adicioná-la à fila de reprodução e terá listas de músicas mais ouvidas por cidade (os chamados “City Charts”).

O aplicativo Podcasts ganhou uma repaginada por conta das mudanças anunciadas, que envolvem a possibilidade de um criador cobrarem pelos seus programas.

Mapas e Lembretes

No Mapas, é possível relatar acidentes e eles também poderão informar quando houver aglomeração em algum local; já no Lembretes, a Maçã agora nos deixa ordená-los como preferimos e imprimir listas à distância. 🙏🏼

A interface de compartilhamento de rotas no CarPlay também foi melhorada.

Emojis

Você gosta de emojis? Então se prepare, pois o iOS/iPadOS 14.5 traz 217 novos deles.

Novos emojis do iOS 14.5
Alguns dos novos emojis do iOS/iPadOS 14.5

No iPad, aliás, agora é possível fazer uma busca entre eles — algo que já estava disponível no iPhone desde o lançamento do iOS 14.

Scribble

E já que estamos falando de iPadOS, a Apple finalmente implementou uma tela de boot decente quando o iPad está na horizontal (agora, a maçã fica na orientação correta também quando você liga o iPad dessa forma).

E, não menos importante, o recurso de escrita à mão Scribble — que só funcionava em inglês e chinês — ganhou suporte ao português junto ao alemão, ao espanhol, ao francês e ao italiano.

Saúde da Bateria

O iOS 14.5 recalibra o sistema de saúde da bateria de iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max, ou seja, a Apple reconheceu que havia uma falha na contagem desses modelos.

Tradutor

O aplicativo Tradutor, agora, conta com a opção de reproduzir a palavra/frase traduzida em velocidades diferentes (seja para mais ou para menos) — ótimo para quem tem dúvida de uma pronúncia e quer escutar a Siri falando lentamente para entender tudo. 😉

Buscar

No app Buscar, a novidade é a chegada do suporte aos fones Powerbeats Pro — além de, é claro, ao rastreador AirTag.

Siri

A Siri, por sua vez, deixa de ter a voz feminina como padrão (nos Estados Unidos, inicialmente) e se torna mais diversificada. Agora, também podemos atender ligações com a Siri usando fones de ouvido.

Apple News

O Apple News continua indisponível no Brasil, mas ele também ganhou novidades como um feed redesenhado no News+ pelo qual usuários podem encontrar, baixar e gerenciar rapidamente edições de revistas e jornais. Além disso, a experiência de pesquisa foi renovada para ajudar a encontrar tópicos, canais e histórias relevantes.

Bugs

A Apple corrigiu alguns bugs que estavam incomodando usuários, como brilho reduzido, tela esverdeada e tela piscando em alguns cenários de uso — aparentemente, quando o Modo Escuro está ativado.

Também temos, é claro, importantes correções de segurança.

E muito mais!

Tudo indica que desenvolvedores ganharam uma nova forma de anunciar suas criações na App Store (o anúncio aparecerá na aba “Buscar” da loja).

Também temos melhorias importantes como suporte ao 5G no modo Dual SIM, AirPlay 2 no Apple Fitness+, compatibilidade com joysticks dos mais novos consoles da Microsoft (Xbox Series X e S) da Sony (PlayStation 5), entre outros.

São tantas novidades que nós fizemos um vídeo apresentando-as, confira:

YouTube video

Desbloqueie o iPhone com o Apple Watch
• Capacidade de desbloquear o iPhone X e posterior com o Apple Watch Series 3 e posterior ao tentar usar o Face ID enquanto você estiver usando uma máscara.

AirTag e Buscar
• Compatibilidade com o AirTag para controlar e encontrar itens importantes, como chaves, carteira, mochila e outros, com segurança e privacidade, no app Buscar;
• A Busca Precisa usa retorno visual, auditivo e tátil para guiar você diretamente ao AirTag por perto, usando a Banda Ultralarga fornecida pelo chip U1 em modelos de iPhone 11 e iPhone 12;
• O AirTag pode ser localizado ao reproduzir um som pelo alto-falante integrado;
• A rede do app Buscar, com milhões de dispositivos, pode ajudar a encontrar o seu AirTag, mesmo quando ele não estiver por perto;
• O Modo Perdido envia uma notificação quando o AirTag é encontrado e você pode digitar um número de telefone para contato.

Emoji
• Compatibilidade com tons de pele independentes para cada indivíduo em todas as variações dos emojis de casal se beijando e casal com coração;
• Novos emojis de rosto, emojis de coração e emoji de mulher com barba.

Siri
• Ligações recebidas podem ser anunciadas com a Siri, incluindo quem está ligando, quando você estiver usando AirPods ou fones de ouvido Beats compatíveis, e você pode atender por viva-voz;
• Compatibilidade de ligações FaceTime em Grupo ao pedir à Siri para fazer um FaceTime com uma lista de contatos ou usando o nome de um grupo do app Mensagens;
• Contatos de emergência podem ser chamados ao pedir à Siri.

Privacidade
• A Transparência do Rastreamento de Apps permite que você controle quais apps têm permissão para rastrear a sua atividade entre outros apps e sites de empresas para apresentar anúncios ou compartilhar com corretores de dados.

Apple Music
• Compartilhe suas letras favoritas via Mensagens, Facebook e Instagram Stories; assinantes podem reproduzir o trecho no app Mensagens sem sair da conversa;
• Tops por Cidade mostra o que é popular em mais de 100 cidades do mundo todo.

Podcasts
• As Páginas de Podcasts foram reprojetadas para que seja mais fácil começar a ouvir;
• Opção para salvar e baixar episódios, adicionando-os automaticamente à Biblioteca para acesso rápido;
• O comportamento ao baixar e os ajustes de notificações podem ser personalizados individualmente por podcast;
• Top Charts e categorias populares na Busca ajudam a descobrir novos podcasts.

Melhorias de 5G
A compatibilidade com SIM Duplo ativa a conexão 5G na linha que estiver usando dados celulares em modelos de iPhone 12;
• Melhorias ao Modo de Dados Inteligentes otimizam ainda mais a sua experiência em redes 5G para maximizar a duração da bateria e o uso de dados em modelos de iPhone 12;
• Ativação de compatibilidade do roaming internacional em 5G com operadoras compatíveis em modelos de iPhone 12.

Mapas
• O tempo estimado de chegada pode ser compartilhado ao andar de bicicleta ou a pé, além de dirigindo, ao pedir à Siri ou tocar no cartão de rota na parte inferior da tela e tocar em Compartilhar Chegada.

Lembretes
• Capacidade de ordenar lembretes por Título, Prioridade, Data Limite ou Data de Criação;
• Opção para imprimir a lista de lembretes.

Traduzir
• A velocidade de reprodução de traduções pode ser ajustada ao manter o botão de reproduzir pressionado.

Jogos
• Compatibilidade com o Controle sem fio do Xbox Series X|S ou o Controle sem fio Sony PS5 DualSense.

CarPlay
• O tempo estimado de chegada pode ser compartilhado facilmente ao dirigir com os novos controles da Siri ou de teclado.

Este lançamento também corrige os seguintes problemas:

• Mensagens na parte inferior da conversa poderiam ser ocultadas pelo teclado sob certas circunstâncias;
• Mensagens apagadas poderiam aparecer na busca do Spotlight;
• O envio de mensagens de texto poderia falhar persistentemente em algumas conversas;
• O Mail poderia não carregar novos e‑mails para alguns usuários até que o dispositivo fosse reiniciado;
• A seção de bloqueio e identificação de ligações poderia não aparecer nos ajustes do Telefone;
• As Abas do iCloud poderiam não aparecer no Safari;
• A desativação das Chaves do iCloud poderia ser impedida;
• Lembretes criados via Siri poderiam ser configurados involuntariamente para um horário cedo durante a manhã;
• O sistema de relatório de saúde da bateria calibrará novamente a capacidade máxima da bateria e o desempenho máximo em modelos de iPhone 11 para abordar estimativas imprecisas do relatório de saúde da bateria para alguns usuários;
• Otimização para reduzir a exibição de um brilho sutil que poderia aparecer em níveis de brilho reduzidos com fundos pretos em modelos de iPhone 12;
• Direcionamento do áudio dos AirPods para um dispositivo incorreto no Pareamento Dinâmico;
• Notificações de Pareamento Dinâmico dos AirPods poderiam estar ausentes ou duplicadas.

Atualização do HomePod

HomePod mini e HomePod

Junto ao iOS 14.5, a Apple também está liberando hoje uma atualização equivalente para o sistema operacional de HomePods com as novas vozes da Siri, aprimoramentos gerais e correções de bugs.

Como instalar

Antes de tudo, faça um backup. Afinal, você não quer perder absolutamente nada nesse upgrade, não é mesmo?

Feito isso, vamos ao que interessa!

Instalação OTA (over-the-air)

Essa é a forma mais simples de atualizar seu dispositivo: basta acessar os Ajustes nele próprio e tocar em Geral » Atualização de Software. O update para o iOS/iPadOS 14.5 estará lá listado, e você só precisa seguir as instruções para completar o processo.

Atualização do iOS nos Ajustes em iPhone XS

Caso seu dispositivo não tenha espaço suficiente para baixar a atualização, o sistema apagará temporariamente alguns apps para realizar o update — mas não se preocupe, pois tudo será devidamente restaurado com seus dados uma vez finalizado o processo.

Pelo Mac/PC

Outra forma simples de atualizar seu dispositivo é conectando-o ao seu Mac/PC via USB e abrindo o Finder ou o iTunes (macOS mais antigos).

O aviso de que há um update disponível deverá aparecer automaticamente, mas caso isso não aconteça, basta acessar a área “Resumo” e clicar no botão “Buscar Atualização”. Em seguida, siga as instruções na tela e aguarde a finalização do processo.

Instalação manual

A terceira opção é baixar manualmente o pacote de atualização do seu dispositivo e aplicá-lo no Finder/iTunes. Esse método é útil caso você tenha vários dispositivos iguais em casa, já que você precisará baixar o arquivo somente uma vez e não terá de aguardar o download em cada um dos aparelhos.

Na lista abaixo, clique na opção referente ao seu dispositivo para baixar o arquivo apropriado:

iOS 14.5

iPadOS 14.5

Para aplicar a atualização, basta conectar o aparelho ao computador, abrir o Finder/iTunes, ir na opção “Resumo” e clicar no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla  no Mac ou Shift no PC. Na janela que se abrirá, localize o arquivo baixado e selecione-o. Em seguida, siga as instruções na tela e aguarde.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spotify aumenta preços no Brasil e ganha player no app do Facebook

Próx. Post

watchOS 7.4 é lançado e permite que o Apple Watch desbloqueie o iPhone

Posts Relacionados