O iOS 14.5 finalmente foi liberado hoje para usuários de iPhones. Uma das principais novidades dessa versão — além de possibilitar o desbloqueio do aparelho com Face ID com a ajuda do Apple Watch enquanto você está usando uma máscara — é o novo sistema antirrastreamento da Maçã.
Como já mostramos, esse recurso chamado Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) possibilita um maior controle de quais aplicativos você compartilhar suas informações. Obviamente, a empresa que mais reclamou sobre essas mudanças foi o Facebook…
O que era pra ser uma novidade muito bem-vinda, acabou virando motivo de dor de cabeça para alguns usuários que já atualizaram para a última versão do sistema operacional (inclusive este que vos escreve).
Acontece que, por algum motivo desconhecido, muitos não conseguem ativar a opção para permitir as solicitações de rastreio. Com alguns simples passos, sugerido pelo leitor Laudean Torres, tudo é resolvido e você já consegue tirar proveito da função.
Primeiro, você vai precisar finalizar a sua sessão do iCloud no iPhone. Antes disso, certifique-se de que há um backup atualizado, caso aconteça algum imprevisto.
Fique atento pois, ao finalizar a sessão do iCloud no seu aparelho, os cartões cadastrados no Apple Pay serão excluídos, bem como suas músicas baixadas do Apple Music! Além disso, suas fotos e os vídeos salvos no iCloud poderão ter que ser baixados novamente para o aparelho.
Para finalizar a sessão, abra os Ajustes e toque no seu nome, no topo da tela. Depois, selecione “Finalizar Sessão” e insira o seu ID Apple e a sua senha.
Ao fazer isso, você poderá salvar uma cópia dos dados que armazena no iCloud em seu dispositivo; as sessões App Store, iMessage e FaceTime também serão finalizadas.
Feito isso, reinicie o aparelho. Em iPhones com Face ID, pressione ao mesmo tempo o botão lateral e qualquer um dos botões de volume para que a opção apareça na tela; em iPhones com botão de Início, mantenha o botão de energia pressionado.
Depois de reiniciado, inicie a sessão com o seu ID Apple e aguarde alguns segundos. Tente novamente ativar a opção indo em Ajustes » Privacidade » Rastreamento.
Funcionou por aí, também? 😉