A revista americana TIME divulgou, pela primeira vez, uma lista das “100 empresas mais influentes” do mundo. Ela tem uma variedade de categorias, incluindo “pioneiros”, “inovadores”, “disruptores” e “líderes” — e essa última foi onde a Apple conquistou uma posição.
A TIME disse que o trimestre recorde da Apple (no começo deste ano) e sua crescente seleção de produtos/serviços, bem como a maneira como ela lidou com a crise global de saúde, garantiram a ela um lugar na lista.
A revista também mencionou a pressão antitruste contra a Maçã, dizendo que isso não a impede de inovar em novas categorias de produtos, a exemplo dos muito especulados “Apple Glass” e “Apple Car”.
Tal como acontece com o Google e a Amazon, a Apple tem enfrentado um escrutínio cada vez maior por práticas supostamente anticompetitivas no ano passado, mas processos e reclamações antitruste — nos Estados Unidos e na Europa, entre outros lugares — não enfraqueceu o interesse da gigante em uma maior expansão. Há rumores de que a empresa está de olho em novas categorias de produtos, como óculos de realidade aumentada, e conversando com fabricantes de automóveis sobre um possível veículo autônomo.
Diferentemente de outras listas, a TIME não classifica cada empresa por posição — destacando apenas um conjunto delas de acordo com a influência de cada uma.
Nubank na lista
A lista mais recente também traz uma empresa brasileira: o Nubank também foi destacado pela TIME, uma vez que a empresa “está ajudando milhões de pessoas a quebrar barreiras com a oferta de uma variedade de serviços financeiros”.
Criado em 2013, o Nubank já é o maior banco digital independente do mundo, com mais de 35 milhões de clientes.