O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iOS 14.5: por que o alerta de rastreamento não aparece em alguns apps?

O exemplo do Facebook explica a abordagem da Apple

Depois de meses de espera, o iOS/iPadOS 14.5 finalmente foi liberado ontem com um monte de novidades — e uma das mais aguardadas (e drástica) delas é provavelmente a chegada da Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), que representa as novidades de privacidade do sistema que têm causado ondas de choque no mundo dos anúncios digitais.

Publicidade

Como já explicamos, a principal mudança prática com a chegada da ATT é a forma como os apps usam os seus dados. A partir da atualização, cada aplicativo precisará obter, explícita e periodicamente, permissão do usuário para coletar suas informações, exibindo uma caixa de diálogo com termos não muito animadores. Então por que nem todos os apps estão exibindo essa caixa, mesmo após a chegada dos novos sistemas?

Para responder a essa pergunta, recorramos ao exemplo do Facebook: à CNET, a gigante de Mark Zuckerberg anunciou que já finalizou suas telas pedindo aos usuários que continuem permitindo o rastreamento dos seus dados. Essas telas, entretanto, começarão a ser liberadas progressivamente para todos os usuários ao longo das próximas semanas — e, enquanto elas não chegarem, usuários não serão rastreados, conforme as regras da Apple.

Tela de privacidade do Facebook no iOS 14.5

Explico: nas diretrizes da App Store, a Maçã permite que os desenvolvedores incluam em seus aplicativos telas especiais explicando o que significa o rastreamento de dados e quais são seus (ditos) benefícios para o usuário; por outro lado, como já comentamos, é proibido aos desenvolvedores oferecer compensações ou pagamentos para usuários que aceitem o rastreamento. Essas telas são exibidas logo antes do surgimento da caixa de diálogo do próprio iOS 14.5, na qual o usuário enfim poderá decidir sobre a coleta de dados.

Os desenvolvedores, entretanto, podem optar por não exibir as telas especiais e a caixa de diálogo do iOS 14.5. Enquanto a opção não for oferecida aos usuários, entretanto, os apps não poderão coletar os dados identificadores, segundo as diretrizes da App Store.

Publicidade

É exatamente o que o Facebook está fazendo: liberando a novidade gradualmente ao longo de algumas semanas, para, segundo um porta-voz, “garantir que tudo está funcionando como esperado”.

Se você já está rodando o iOS 14.5 (ou o iPadOS 14.5) e ainda tem apps que não mostram a nova caixa de diálogo da ATT, portanto, não precisa se preocupar: o aplicativo em questão não poderá lhe rastrear até que peça permissão para isso — o que vale para o Facebook, para o Instagram, para o WhatsApp ou para quaisquer outros apps do sistema, inclusive os da própria Apple (embora ela não tenha, hoje, nenhum app que faça esse tipo de rastreamento).

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPad Air com seu Touch ID

Oferta: iPad Air por R$5.299 em 12x!

Próximo Artigo
Epic Games vs. Apple

Apple vs. Epic: testemunhas questionam monopólio e reforçam segurança do iOS

Posts Relacionados