O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pesquisa Mac Dev Survey 2021, da Tower

Swift já é a 2ª linguagem mais usada por desenvolvedores no Mac

O JavaScript ainda nada de braçada, mas a linguagem da Apple está chegando perto

A Swift pode ser considerada um dos maiores acertos da Apple na última década: a linguagem de programação rapidamente tornou-se quase padrão nos ecossistemas da Maçã, e já encontrou inclusive o caminho do Windows — graças a um esforço conjunto da Apple e de uma série de voluntários que trabalham no projeto, que é de código aberto.

Publicidade

Pois a mais recente edição da Mac Dev Survey, realizada pela desenvolvedora Tower, traz números para este cenário de sucesso. A empresa entrevistou 4.072 desenvolvedores que trabalham com o macOS em mais de 90 países — e a Swift ficou em segundo lugar entre as linguagens citadas como aquelas com as quais os devs mais trabalham.

Pesquisa Mac Dev Survey 2021, da Tower

O JavaScript, como era de se esperar, ficou com a coroa: 54,6% dos desenvolvedores disseram trabalhar mais com a linguagem. A Swift ficou com 31,9%, enquanto o CSS ficou com 28,4%. PHP, Python e TypeScript também ficaram na casa dos 20%.

Entre os tipos de trabalho mais realizados pelos profissionais da área, o desenvolvimento full stack para web foi o mais citado (26,3%), com o trabalho em dispositivos móveis em segundo lugar (25%).

Pesquisa Mac Dev Survey 2021, da Tower

A pesquisa da Tower também trouxe várias outras perguntas sobre o trabalho e as características dos desenvolvedores. A maior parte deles tem entre 30 e 39 anos, e a experiência não é um dos principais fatores neste mercado de trabalho: quase ¼ dos entrevistados têm apenas entre 1 e 5 anos de experiência no segmento, enquanto outros 25% têm entre 6 e 10 anos.

Publicidade

Em termos de horas trabalhadas, a contagem é árdua: 18% afirmaram passar entre 5 e 6 horas por dia programando — o que não significa que esse é o seu total de horas trabalhadas, já que o ofício de um desenvolvedor também envolve uma série de outras práticas. Além disso, quase ¼ dos entrevistados trabalha em empresas com mais de 500 empregados, enquanto cerca de 20% deles são trabalhadores individuais, sem contrato com nenhuma empresa.

Outros dados podem ser conferidos no artigo expondo os resultados da pesquisa — como, por exemplo, o fato de que 75% dos desenvolvedores preferem o Modo Escuro nos sistemas operacionais e softwares que trabalham, ou o fato de que quase a metade deles escuta música durante boa parte do tempo de trabalho (e apenas 11% nunca escutam).

Publicidade

Você, desenvolvedor(a), onde entra nessas categorias?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Serviços da Apple

Serviços da Apple atingem 660 milhões de assinantes e receita de US$17 bilhões

Próximo Artigo
Taptic Engine do iPhone 12 Pro Max (iFixit)

Apple é processada por violação de patentes no Taptic Engine

Posts Relacionados