Falamos aqui recentemente sobre o novo modelo de anúncios nas buscas da App Store, em testes no iOS 14.5. Acontece que a novidade não é a única que a Maçã tem nas mangas: a empresa liberou hoje tags com sugestões de busca na loja — mas apenas em alguns países, por enquanto.
Disponível inicialmente na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, a novidade surge logo abaixo do campo de busca da App Store. Quando você digita algum termo de pesquisa, tags relacionadas aparecerão na tela — se você digitar “jogos”, por exemplo, aparecerão palavras como “quebra-cabeça”, “multiplayer” ou “crianças”.
Você pode, então, selecionar uma ou mais dessas tags para filtrar seus resultados e chegar mais rapidamente ao que você quer — seja um app específico ou uma sugestão para experimentar algo novo.
Se tudo isso lhe soa vagamente familiar, é porque a Apple já testou um recurso parecido há sete anos, lá nos idos do iOS 7, após a aquisição da startup Chomp. À época, entretanto, a funcionalidade acabou não vingando — mesmo com o anúncio da empresa de que todos os usuários de iPhones e iPads a receberiam num futuro próximo. Agora, parece, é para valer!
A novidade já está sendo liberada para usuários do iOS/iPadOS 14.5 nos países supracitados, e deverá se expandir para outros territórios em breve.