O melhor pedaço da Maçã.

Bug(?) no iOS 14.5 apaga músicas da biblioteca ao excluí-las de playlists

Na última segunda-feira (26/4), a Apple disponibilizou para todos os usuários o iOS/iPadOS 14.5, após um longo período e muitas versões de testes. Entre as principais novidades das atualizações, se destacam a correção de alguns bugs e novas funcionalidades importantes como o desbloqueio do iPhone com o Apple Watch (usando máscara), o funcionamento do recurso de Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), novos emojis e muito mais — como destacamos nesse artigo.

Publicidade

Entre todas as mudanças trazidas ao sistema, podemos destacar também o redesenho do aplicativo Apple Podcasts e mais ações por gestos nas listas do Apple Music. Entretanto, nosso leitor Bruno Trazzini observou que, junto aos novos recursos, veio também uma funcionalidade controversa (ou bug?) que exclui músicas da biblioteca do usuário ao remover uma música de uma playlist.

Antes, a Apple já confundia usuários com duas ações para propósitos parecidos, porém diferentes: ao selecionar uma música dentro de uma playlist, abre-se o menu contextual (ao pressionar em cima da música), com uma primeira opção de apagá-la da biblioteca (o que exclui a faixa tanto da biblioteca quanto da playlist).

No entanto, se o usuário deslizasse da direita para a esquerda sobre uma música específica da lista, seria mostrado um ícone de lixo o qual excluía a música apenas da playlist em questão (recurso semelhante ao que se pode fazer manualmente com a playlist no modo de edição).

Publicidade

O problema é que, com a versão 14.5 do sistema, a opção “excluir” do gesto de deslize agora exclui a música da sua biblioteca (e de todas as playlists onde ela havia sido inserida), sem nenhum aviso prévio. Resumindo: o que já era ruim, ficou ainda pior!

Ainda não temos uma confirmação se o recurso é nova funcionalidade (bastante ingrata) ou um bug; mas se você, como eu, costuma personalizar suas playlists com bastante recorrência, certamente espera que seja bug — e que a Apple corrija tudo o quanto antes, não apenas na chegada do iOS 15 na WWDC21. 😉


Ícone do app Música
Música de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple Watches
Versão 2.6.6 (2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Store ganha sugestões de busca em alguns países

Próx. Post

Promoções na App Store: Toppl., KeyTuner, iAudioConverter e mais!

Posts Relacionados