De acordo com a pesquisa mais recente da Canalys sobre o mercado de smartphones, a Xiaomi se aproximou da Apple em número de vendas durante o primeiro trimestre deste ano — graças, principalmente, à (grande) fatia do mercado que a Huawei perdeu no último ano.
Segundo os dados da firma, nos três primeiros meses de 2021 foram comercializados mais de 347 milhões de smartphones mundialmente — o número representa um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Samsung foi, mais uma vez, a líder do ranking com 76,5 milhões de smartphones vendidos — o que representa uma participação de mercado de 22%. A Apple vem em segundo lugar, com 52,4 milhões de vendas, mantendo 15% do mercado.
Segundo Horace Dediu, do Asymco, levando em conta que a Apple anunciou uma receita com iPhones de quase US$48 bilhões no segundo trimestre fiscal deste ano, o valor médio de venda (average selliing price, ou ASP) dos aparelhos seria de US$915. No entanto, se considerarmos um ASP de US$735 (que ele dá a entender ser mais plausível), seria possível dizer que a Apple vendeu 65,2 milhões de iPhones nesse período.
Como dissemos, a Xiaomi colou na Maçã com 49 milhões de dispositivos vendidos e uma participação de mercado de 14%. Vale notar que o crescimento anual da chinesa foi o maior entre todas as fabricantes: 62%.
As empresas da BBK, Oppo e VIVO, completam o Top 5 com 37,6 e 36 milhões de smartphones vendidos, respectivamente. Segundo a Canalys, a Huawei está agora em sétimo lugar com uma estimativa de 18,6 milhões de vendas.
Por fim, a Canalys prevê que a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) ainda terá um papel proeminente na performance das vendas de smartphones — mas alerta para o maior problema no momento: a escassez de chipsets no mercado.
Esses dois fatores provavelmente forçarão as marcas a reconsiderar suas estratégias regionais e lançamentos com mais foco nos países que estão se recuperando da pandemia e menos naqueles que estão passando por dificuldades.
Os números da Canalys são menores do que aqueles divulgados pela Strategy Analytics na semana passada; contudo, como a Apple não informa mais as vendas específicas, essas estimativas nos ajudam a ter uma ideia de como vai o mercado.
iPhone 12 ProNOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.