O Zoom lançou um novo recurso chamado Cenas imersivas (Immersive scenes), que pode fazer as chamadas de vídeo parecerem um pouco mais com uma reunião de escritório ou uma sala de aula — pelo menos essa é a ideia.
O recurso (que lembra o Together Mode, do Microsoft Teams) foi anunciado no ano passado, mas só foi disponibilizado nesta semana para contas gratuitas e profissionais, em reuniões e webinars com até 25 participantes.
A novidade é baseada no recurso de fundo virtual que o Zoom já possui, porém seu foco é colocar os participantes da reunião em um local “realístico” — em vez de alternar o plano de fundo (estaticamente) com as opções existentes.
Apenas os hosts da reunião podem habilitar o recurso; a partir daí, o Zoom colocará os participantes automaticamente em uma variedade de cenas virtuais integradas, como uma sala ou um auditório.
Durante um compartilhamento de tela, o recurso será encerrado e, quando o compartilhamento for interrompido, a visualização imersiva será retomada automaticamente.
O recurso, porém, também apresenta algumas limitações: para chamadas com mais de 25 pessoas, os participantes restantes ficam em miniaturas no topo da chamada.
Além disso, para quem não está rodando a versão mais recente do Zoom (desktop ou dispositivo móvel), o plano de fundo será definido como padrão antes de o recurso ser ativado.
via The Verge