No começo deste ano, informamos que o Google Maps passou a exibir os locais de vacinação contra a COVID-19 nos Estados Unidos e que a companhia havia prometido expandir essa funcionalidade para outros países. Felizmente, chegou a vez do Brasil.
Segundo a gigante de Mountain View, de janeiro de 2021 até hoje, as buscas por “vacinas perto de mim” aumentaram 5x — por isso, eles decidiram implantar o recurso no Brasil.
A ferramenta já está disponível em mais de 30 cidades, entre elas as capitais, e traz contatos e dados de localização de mais de 1.800 pontos e unidades de saúde onde estão sendo aplicadas as vacinas contra a COVID-19. Mais cidades/locais serão adicionados nas próximas semanas.
Eis as 30 cidades:
- Aracaju
- Belém
- Belo Horizonte
- Boa Vista
- Brasília
- Campinas
- Campo Grande
- Cuiabá
- Curitiba
- Florianópolis
- Fortaleza
- Goiânia
- Guarulhos
- João Pessoa
- Macapá
- Maceió
- Manaus
- Natal
- Palmas
- Porto Alegre
- Porto Velho
- Recife
- Rio Branco
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Gonçalo
- São Luís
- São Paulo
- Teresina
- Vitória
Para visualizar os locais próximos a você, basta seguir algumas das opções abaixo:
- “vacina covid perto de mim”
- “vacina covid”
- “onde vacinar contra covid em [cidade]”
- “lugar para vacinar contra coronavírus perto de mim em [cidade]”
Para reunir as informações e disponibilizá-las na ferramenta, o Google afirmou estar trabalhando com fontes oficiais, incluindo secretarias de saúde e agências sanitárias.
Vale notar que, ao lado dos endereços e contatos, o Google mostra detalhes como o acesso ou não a grupos específicos, a disponibilização da modalidade drive-thru ou a necessidade de agendamento.
Contudo, devido à grande possibilidade de variação dessas informações, o Google recomenda sempre conferir as informações com o órgão de saúde pública da sua região antes de ir ao local de vacinação — ao mostrar os pontos de imunização na Busca e no Maps, é possível conferir o link direto para a página oficial das agências sanitárias e secretarias de saúde.