O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

AirTag em uma bolsa

ONG diz que AirTags representam “risco de abuso doméstico”

Embora a tecnologia desempenhe um papel fundamental no bem-estar da vida de milhões de pessoas, ela também pode vir com consequências indesejadas. Desde o lançamento dos AirTags, por exemplo, é discutido (paralelamente aos seus benefícios), os riscos que os novos rastreadores da Apple podem apresentar.

Publicidade

Nesse sentido, a National Network to End Domestic Violence (NNEDV), uma importante organização americana que tem como objetivo acabar com a violência contra as mulheres, advertiu que os AirTags podem ser usados por um agressor ou stalker para rastrear sua parceira — ou mesmo crianças e adolescentes, como divulgado pela Fast Company.

Quando alguém tenta deixar uma pessoa abusiva, ou está planejando deixar, esse pode ser um dos momentos mais perigosos em que a perseguição e o abuso podem aumentar. Portanto, é extremamente importante que as pessoas que planejam deixar uma pessoa abusiva sejam capazes de fazer isso sem que o agressor a rastreie e encontre.

Por sua vez, a Apple reafirmou em comunicado à FC que os AirTags foram pensados com a privacidade e a segurança de um usuário em primeiro lugar.

Levamos a segurança de nossos clientes muito a sério e estamos comprometidos com a privacidade e a segurança do AirTag. O AirTag é projetado com um conjunto de recursos proativos para desencorajar o rastreamento indesejado — um dos primeiros na indústria — e a rede Find My inclui um sistema inteligente e ajustável com impedimentos que se aplica ao AirTag, bem como produtos de terceiros que fazem parte do Find My. Estamos aumentando o nível de privacidade para nossos usuários e para a indústria e esperamos que outros [fabricantes] o sigam.

Entre tais “recursos proativos” está, como nós já explicamos, a possibilidade de um usuário de iPhone receber um alerta se o AirTag de outra pessoa for colocado nele. Mais especificamente, a empresa diz que ao chegar ao seu endereço residencial ou a algum lugar que vai frequentemente (Locais Importantes), o AirTag acionará um alerta no iPhone.

Publicidade

Além disso, após três dias sem contato próximo com o iPhone com o qual foi emparelhado, o AirTag emitirá um som permitindo que ele seja encontrado — é também assim que um usuário de Android pode descobrir que está sendo rastreado por meio de um AirTag, por exemplo.

Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, Disque 100. Para violências contra mulheres e meninas, Disque 180. As ligações são gratuitas e você não precisa se identificar.

No entanto, o especialista em segurança da NNEDV, Corbinn Street, apontou que “três dias não vão funcionar se você estiver indo para casa todos os dias com a mesma pessoa que está rastreando você” — afinal, o AirTag simplesmente emparelharia novamente o iPhone do agressor.

Por isso, Streett afirma que a Apple (bem como outras empresas que fabricam dispositivos de rastreamento) poderia ter feito parcerias para desenvolver um padrão compartilhado — como a Maçã e o Google fizeram em sua API1 de alerta de exposição — para que os AirTags oferecessem as mesmas proteções para todos.

Realmente, todas essas preocupações são válidas — e, quanto mais as pessoas se informarem, melhor elas estarão preparadas para perceber quando (ou se) estão sendo rastreadas a fim de tomarem decisões mais rápidas.


AirTag (miniatura)
AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: em até 12x de R$30,75
Característica: rastreador (Bluetooth e UWB)
Pacotes: uma ou quatro unidades
Lançamento: abril de 2021

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão por cada venda concluída por meio dos links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Comissão Europeia

União Europeia acusa Apple de abuso na App Store

Próximo Artigo
Mulher colocando AirPods Pro na orelha

Windows 10 terá suporte aprimorado para AirPods, Apple Music e mais

Posts Relacionados