O melhor pedaço da Maçã.

Como baixar e visualizar a sua CNH no iPhone

CNH Digital

Desde 2018, motoristas brasileiros contam com a opção de ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em seus smartphones. A iniciativa permite que você não precise mais andar por aí levando o documento tradicional, de papel, facilitando ainda mais a sua vida. Aprenda como ter a versão digital da sua!

Publicidade

Antes de mais nada, é importante ter em mente que o tutorial a seguir serve para aqueles documentos mais atuais, emitidos a partir de 2017 e que contam com um código QR impresso na parte de trás.

Se o seu documento for mais antigo, é necessário emitir uma nova CNH para usá-la em formato digital. Informe-se sobre isso no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua região.

Se cadastrando no gov.br

Primeiro, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store. Você precisará entrar com o seu login da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal (gov.br). Para isso, toque em “Entrar com gov.br” e insira os seus dados (se já for cadastrado).

Se ainda não for, vá em “Crie sua conta” e escolha uma opção para se cadastrar, que pode ser por validação facial, internet banking ou CPF, por exemplo.

Publicidade

A maneira mais fácil é se cadastrar usando o seu CPF. Toque nessa opção e insira os números, o seu nome completo e aceite os termos de uso. Vá em “Avançar” e siga os próximos passos.

Em um certo momento, você deverá ativar a sua conta usando o seu email ou uma mensagem SMS. Escolha a forma desejada e toque em “Avançar” novamente, para digitar o código. Por fim, cadastre uma senha e toque em “Concluir”.

Fazendo a validação do cadastro

Você precisará validar o seu cadastro para usar a CNH Digital. Essa validação pode ser feita de três maneiras: com certificado digital, sem certificado digital (pessoalmente, no Detran da sua região) ou usando a biometria. Esta última opção é a mais fácil e pode ser feita diretamente pelo smartphone. Vamos focar nessa, então.

Publicidade

Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e vá em Habilitação » Toque para baixar sua CNH. Em seguida, aparecerão as opções de validação. Escolha a mais fácil, que é a “Validar utilizando o celular”.

Você precisará permitir o acesso à câmera do smartphone. Toque em “Conceder” e siga as instruções. Certifique-se de estar com a sua CNH em mãos. Depois, encontre o código QR na CNH e toque em “Vamos começar?”. Aponte a câmera para o código presente na CNH de papel até que a leitura seja concluída.

Publicidade

Feito isso, você precisará fazer a validação por biometria facial. Toque em “Avançar” e siga os passos na tela. Tendo concluído essa fase, digite o CEP do endereço informado ao Detran da sua região quando a sua CNH foi emitida e em “Validar”. Informe o seu número de telefone e depois toque em “Concluir”.

Por fim, insira uma chave de acesso com quatro dígitos, vá em “Entrar” e… pronto! Você já poderá visualizar a sua CNH Digital!

Posteriormente, é possível usar a autenticação por Touch ID ou Face ID para acessar o documento de maneira ainda mais rápida.

Exportando a sua CNH Digital

Ainda é possível exportar uma cópia do documento para que ele seja salvo em seu celular ou enviado para um aplicativo, por exemplo. Para isso, quando estiver com a CNH aberta no smartphone, toque no botão com três pontinhos (no canto inferior direito) e em Exportar » Exportar. Depois, basta escolher onde quer salvar o documento.


Apesar de ser muito útil, fique atento a um detalhe sobre a CNH Digital: caso o seu celular esteja sem bateria na hora de uma abordagem, isso poderá ser considerado uma infração pela autoridade, passível de multa.

Portanto, certifique-se de sair de casa com uma boa carga (ou tenha sempre um carregador no carro, hehe). 😁🚘


Ícone do app Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.8.1 (83.5 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Denatran, AutoPapo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como fazer buscas em páginas de sites no Safari [iPhone e iPad]

Próx. Post

Veja como é o AirTag (e concorrentes) num raio-X [atualizado]

Posts Relacionados