Em mais um movimento desesperado para tentar combater as novas medidas antirrastreamento implementadas pela Apple no iOS 14.5, o Facebook está agora apresentando, tanto no app principal da rede social quanto no Instagram, uma mensagem na qual meio que implora para que seus usuários ativem a opção no sistema.
Além dos tradicionais argumentos de que o rastreamento possibilita “mostrar anúncios mais relevantes” e “ajudar pequenos negócios”, agora o Facebook apelou para usuários “ajudarem a mantê-lo gratuito”.
Em outras palavras, o Facebook dá a entender que o novo recurso do iOS 14.5 é tão significativo que poderá impactar a simples e pura existência da rede social como ela é hoje — até porque, eles sabem que a grande maioria das pessoas, agora que tem a possibilidade de escolher, vão optar por não ser rastreadas.
Vale notar que essa janelinha explicativa em si está de acordo com as regras da Apple. Ela só não permitirá, por exemplo, que apps ofereçam recompensas a usuários que permitirem ser rastreados.
O Facebook já explicou, anteriormente, que está liberando aos poucos a nova possibilidade baseada na Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) do iOS 14.5 — portanto, é normal que muitos ainda não vejam isso. Enquanto o usuário não é questionado, ele não pode ser rastreado.
via The Verge