O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Recurso ATT no iOS
Jailbreak

Quase 10 mil apps já implantaram recurso antirrastreamento do iOS 14.5

De acordo com uma nova pesquisa da AppFigures, quase 10.000 aplicativos já oferecem suporte à Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) menos de uma semana após o lançamento do recurso, disponibilizado com o iOS 14.5. Vale notar que a App Store possui mais de 2 milhões de títulos em seu acervo.

Publicidade

Segundo a pesquisa, os jogos são a maior parte dos apps que adotaram a ATT até agora, representando 20% do total. Outras categorias, como serviços públicos, entretenimento, notícias e compras, estão pairando em torno de 6% do total, enquanto os aplicativos de redes sociais — que normalmente dependem fortemente da segmentação de anúncios para a receita — respondem por cerca de 5% dessa adoção.

Pesquisa sobre adoção da ATT

Ainda de acordo com a pesquisa, embora alguns desenvolvedores não expliquem corretamente como os dados serão usados quando o rastreamento está habilitado, também existem alguns aplicativos que estão falsamente tentando “convencer” usuários a permitir o rastreamento — o que é proibido, vale notar.

Por fim, a AppFigures apontou que pouco mais da metade das pessoas entrevistadas manterá a opção desativada para a maioria dos aplicativos — o que poderá, de fato, afetar o modelo de negócios de algumas empresas que se baseiam principalmente em anúncios.

Tim Cook sobre a ATT

Em uma nota relacionada, o CEO1 da Apple, Tim Cook, disse recentemente que a ATT é um recurso que “valeu a pena criar, independentemente da adoção”.

Ainda segundo ele, o feedback de usuários tanto antes quanto após o lançamento da ferramenta foi “tremendo”.

Publicidade

O foco da ATT é realmente no usuário e dar a ele a capacidade de tomar uma decisão sobre se deseja ser rastreado ou não. E, portanto, está colocando o usuário no controle, não a Apple, não outra empresa, mas o usuário, onde deveria estar.

Vale notar que a Apple esclareceu alguns possíveis problemas na hora de ativar a ATT, embora muitos usuários ainda não consigam acessar o recurso. Mesmo assim, é importante entender que na prática todos não estão sendo rastreados.

via iPhone Hacks [1, 2]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPad mini

Kuo: novo iPad mini será lançado no segundo semestre

Próximo Artigo
Enviando áudio pelo WhatsApp

WhatsApp ganhará botão para revisar áudio antes de enviá-lo

Posts Relacionados